Práticas Andragógicas Criativas no Ensino Superior de Administração: Efetividade à Aprendizagem ou 'Mise en Scène'? Outros Idiomas

ID:
54744
Resumo:
Neste estudo de caso analisa-se o efeito das abordagens andragógicas criativas aplicadas na disciplina de didática de ensino superior do curso de pós-graduação de Administração de uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Nas entrevistas semiestruturadas com dez alunos aplicou-se a análise pragmática da linguagem como procedimento metodológico, considerando-se quatro temas: relação professor e aluno; razões da aprendizagem; experiência do aluno e orientação para a aprendizagem. Os resultados demonstraram que as abordagens andragógicas contribuem para a aprendizagem dos alunos e desenvolvem a criatividade, o senso crítico, a reflexão, a flexibilidade, a abertura ao novo, a responsabilidade e o relacionamento interpessoal. Como consequência, a criatividade usada de forma criteriosa e com foco na aprendizagem sedimenta a assimilação do conteúdo. A revisão das práticas docentes nas universidades deve ser, acima de tudo e mais do que nunca, um caminhar em direção à efetividade da aprendizagem ou – ela sim! – corre o risco de praticar meramente algum tipo de mise en scène.
Citação ABNT:
CONCEIÇÃO NETO, V. L.; MOURA, G. L. Práticas Andragógicas Criativas no Ensino Superior de Administração: Efetividade à Aprendizagem ou 'Mise en Scène'? . GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 17, n. 1, p. 46-57, 2019.
Citação APA:
Conceição Neto, V. L., & Moura, G. L. (2019). Práticas Andragógicas Criativas no Ensino Superior de Administração: Efetividade à Aprendizagem ou 'Mise en Scène'? . GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 17(1), 46-57.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54744/praticas-andragogicas-criativas-no-ensino-superior-de-administracao--efetividade-a-aprendizagem-ou--mise-en-scene---/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português