Relação entre Ciclo de Vida Organizacional e Uso de Instrumentos de Contabilidade Gerencial Outros Idiomas

ID:
54775
Resumo:
O estudo objetiva averiguar a relação do ciclo de vida organizacional com o uso de instrumentos tradicionais e modernos de Contabilidade Gerencial. Uma survey foi realizada em 37 empresas industriais e aos dados aplicaram-se técnicas de estatística descritiva, análise discriminante e correlações. Os resultados mostram que a maioria dessas empresas encontra-se no estágio de nascimento e possuem diferentes anos de constituição, não seguindo a ordem determinística preconizada na Teoria do Ciclo de Vida. Dos instrumentos tradicionais, apenas os métodos de custeio não apresentaram relação significativa com os estágios do ciclo de vida. Constatou-se relação negativa entre o estágio de nascimento e o uso de instrumentos de Contabilidade Gerencial e relação positiva entre os estágios de crescimento, maturidade e rejuvenescimento com os instrumentos de Contabilidade Gerencial. O uso de instrumentos modernos de Contabilidade Gerencial é maior no estágio de rejuvenescimento. Portanto, conforme a empresa avança nos estágios do ciclo de vida, maior é o uso de instrumentos de Contabilidade Gerencial.
Citação ABNT:
SANTOS, V. D.; CORRÊA, N. L.; BEUREN, I. M.; GOMES, T. Relação entre Ciclo de Vida Organizacional e Uso de Instrumentos de Contabilidade Gerencial. Enfoque Reflexão Contábil, v. 38, n. 2, p. 67-85, 2019.
Citação APA:
Santos, V. D., Corrêa, N. L., Beuren, I. M., & Gomes, T. (2019). Relação entre Ciclo de Vida Organizacional e Uso de Instrumentos de Contabilidade Gerencial. Enfoque Reflexão Contábil, 38(2), 67-85.
DOI:
10.4025/enfoque.v38i2.40964
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54775/relacao-entre-ciclo-de-vida-organizacional-e-uso-de-instrumentos-de-contabilidade-gerencial/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português