Limite Máximo da Lei de Responsabilidade Fiscal com Despesas de Pessoal: Estudo de Caso dos Estados Brasileiros Outros Idiomas

ID:
54840
Resumo:
O objetivo deste estudo foi verificar o que os estados que ultrapassaram o limite máximo de gastos com pessoal, permitidos pela LRF, estão colocando em prática para administrar sua despesa com pessoal. O trabalho foi desenvolvido através de um estudo de caso com metodologia exploratória e descritiva. Ao analisar a despesa dos estados, foi possível observar que os estados Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte, Acre e Mato Grosso lideram o ranking de gastos com pessoal e estão acima do limite máximo permitido pela LRF, o que os torna objeto desse estudo de caso. Conclui-se que os estados abordados, apesar de estarem acima do limite imposto pela LRF para gasto com pessoal, estão implementando medidas para adequar seus gastos, como exemplo, contratando auditorias independentes para revisão da folha de pagamento e retornar às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal; já é visível o efeito dessas medidas em alguns deles.
Citação ABNT:
COSTA, A. J. B.; SILVA, T. C.; SILVA, A. A.; PINORI, R. P.; BORGES, M. A. B.; SANTOS, D. S. D. Limite Máximo da Lei de Responsabilidade Fiscal com Despesas de Pessoal: Estudo de Caso dos Estados Brasileiros. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 10, n. 1, p. 2556-12581, 2019.
Citação APA:
Costa, A. J. B., Silva, T. C., Silva, A. A., Pinori, R. P., Borges, M. A. B., & Santos, D. S. D. (2019). Limite Máximo da Lei de Responsabilidade Fiscal com Despesas de Pessoal: Estudo de Caso dos Estados Brasileiros. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 10(1), 2556-12581.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v10n1p2556-2581
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54840/limite-maximo-da-lei-de-responsabilidade-fiscal-com-despesas-de-pessoal--estudo-de-caso-dos-estados-brasileiros/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português