Marketing Cria Necessidades? Confrontando Teoria e Prática pela Concepção de seus Atores Outros Idiomas

ID:
54844
Resumo:
Analisou-se se o marketing cria necessidades, considerando a percepção de discentes e docentes dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda de uma Instituição de Ensino Superior. Foram realizadas pesquisas documental e de campo, com abordagem exploratória e descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa. Os dados foram levantados por meio de entrevista semiestruturada com sete docentes e aplicação de 150 questionários semiestruturados com discentes. Para a análise dos resultados, utilizou-se análise de conteúdo, identificando concepções a respeito do marketing. Os resultados apontam a percepção que o marketing produz necessidades e que docentes e discentes se confundem quanto ao entendimento acerca da diferença entre desejos e necessidades. Observou-se que as palavras “satisfação”, “atendimento” e “identificar” são as mais presentes, antecedendo o termo necessidade. Algumas disciplinas que contribuem para a conceituação, especialmente Marketing, Economia e Psicologia, podem auxiliar no desenvolvimento conceitual do tema, aprofundando a compreensão e a interpretação dos termos correlatos ao tema da pesquisa.
Citação ABNT:
MOREIRA, R. N.; SILVA, A. P.; BIZARRIA, F. P. A.; BARBOSA, F. L. S. Marketing Cria Necessidades? Confrontando Teoria e Prática pela Concepção de seus Atores . Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 10, n. 1, p. 2676-2705, 2019.
Citação APA:
Moreira, R. N., Silva, A. P., Bizarria, F. P. A., & Barbosa, F. L. S. (2019). Marketing Cria Necessidades? Confrontando Teoria e Prática pela Concepção de seus Atores . Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 10(1), 2676-2705.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v10n1p2676-2705
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54844/marketing-cria-necessidades--confrontando-teoria-e-pratica-pela-concepcao-de-seus-atores-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português