Lugares de Memória da Resistência em Salvador: Arte, Ruínas e Descaso Outros Idiomas

ID:
54857
Resumo:
Os projetos e processos de construção de lugares de memória da resistência em Salvador, referentes às memórias das vítimas da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), fazem parte de um repertório de políticas públicas de memória construído no contexto de aprofundamento da justiça de transição do país e impulsionado, no início dos anos 2000, pela Comissão de Anistia do Ministério de Justiça. O objetivo deste ensaio é interpretar as expressões construídas e desconstruídas nestes lugares de memória em Salvador, as quais, apesar de representarem uma forma de reparação simbólica às vítimas e de fortalecimento de narrativas pedagógicas em torno da cultura dos direitos humanos, nunca “saíram do papel”. O arcabouço teórico mobilizado neste ensaio faz referência aos debates em torno da memória social, nos quais o conceito de lugares de memória é operacionalizado para compreender as disputas de grupos em torno da patrimonialização e construção de bens culturais nestes espaços. As primeiras seções do ensaio fazem referência à pesquisa etnográfica sobre os processos de construção dos lugares de memória da resistência em Salvador e sua ressonância quando aplicada no processo de ensino-aprendizagem no componente de Estudos sobre a Contemporaneidade II, no IHAC-UFBA. Na última seção, descreve-se a intervenção artística desenvolvida como desdobramento da experiência em sala de aula, nos lugares de memória da resistência em Salvador (Monumento Tortura, Casa Marighella, Casas do Pelourinho e Quartel do Forte do Barbalho), a partir do entrecruzamento entre fotografias e narrativas. Como contribuição final, aponta-se para novas formas de leitura e expressão sobre a temática sensível da ditadura civil-militar, marcada pela prática interdisciplinar e que visibiliza e cria novas formas de práticas no espaço urbano, assim como acena para os desafios da institucionalização dos lugares de memória da resistência para os campos do patrimônio cultural e da gestão social.
Citação ABNT:
ALMEIDA, P. C.; OLIVEIRA, R. C. Lugares de Memória da Resistência em Salvador: Arte, Ruínas e Descaso. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 8, n. 2, p. 31-56, 2019.
Citação APA:
Almeida, P. C., & Oliveira, R. C. (2019). Lugares de Memória da Resistência em Salvador: Arte, Ruínas e Descaso. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 8(2), 31-56.
DOI:
http://dx.doi.org/10.9771/23172428rigs.v8i2.29286
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54857/lugares-de-memoria-da-resistencia-em-salvador--arte--ruinas-e-descaso/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português