The Behavior of Brazilian Companies Shares Return under Social Responsibility Outros Idiomas

ID:
54940
Periódico:
Resumo:
Vários estudos científicos procuram estabelecer uma relação entre a adoção de práticas de responsabilidade social corporativa e o desempenho financeiro e/ou econômico das empresas. Não existem respostas definitivas para esta questão. O desempenho comparado do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial e do índice Ibovespa, ambos do mercado de ações brasileiro, é frequentemente utilizado para caracterizar a influência das boas práticas corporativas nesta área. Este trabalho investigou esta questão sob um prisma inovador. Em vez de usar diretamente essa série de retornos do índice, construímos um portfólio composto apenas por empresas que permaneceram na carteira ISE ao longo dos cinco anos de 2012 a 2016 e comparamos seu desempenho com uma carteira de igual número de empresas, tomadas dentre as mais líquidas que participaram continuamente do portfólio do Ibovespa no mesmo período e que não faziam parte do ISE. Para este propósito, utilizamos o teste de comparação de médias de Mann-Whitney, os testes de estacionariedade de séries de retorno – Dickey-Fuller Aumentado e Phillips-Perron – e o teste de cointegração de Engle-Granger. Os resultados mostraram maiores retornos médios e menor risco, medido pelo desviopadrão, para a carteira de empresas socialmente responsáveis, indicando um crescimento de seus ganhos comparado à carteira de empresas convencionais, e também indicaram uma tendência dos retornos em se equilibrar no longo prazo.
Citação ABNT:
CAVENAGHI, F. B.; PIMENTA JÚNIOR, T.; ANTÔNIO, R. M.; LIMA, F. G.; CORRÊA, A. C. C. The Behavior of Brazilian Companies Shares Return under Social Responsibility. Revista de Negócios, v. 24, n. 3, p. 49-61, 2019.
Citação APA:
Cavenaghi, F. B., Pimenta Júnior, T., Antônio, R. M., Lima, F. G., & Corrêa, A. C. C. (2019). The Behavior of Brazilian Companies Shares Return under Social Responsibility. Revista de Negócios, 24(3), 49-61.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2019v24n3p49-61
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54940/the-behavior-of-brazilian-companies-shares-return-under-social-responsibility/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês