Influência das Características da Equipe de Gestão sobre a Tomada de Decisão de Risco: Evidências do Ramo de Restaurantes Outros Idiomas

ID:
55002
Resumo:
O objetivo do artigo é verificar a influência das características da equipe de gestão de topo (tamanho da equipe, idade, gênero e tempo no cargo) na tomada de decisão de risco no ramo de restaurantes. Para a realização do estudo, foram consultadas as informações de 2.144 empresas do ramo de restaurantes da Europa, da base de dados AMADEUS. Foram coletados dados do período de 2014, 2015 e 2016 e analisados estatisticamente utilizando o Método dos Mínimos Quadrados. Os resultados mostram que gestores com mais idade e tempo de cargo são mais avessos à tomada de decisão de risco. Já o tamanho da equipe de gestão e a participação feminina na equipe não diminuíram o risco na tomada de decisão. O estudo fornece novos insights sobre a relação entre as características da equipe de gestão das empresas do ramo de restaurantes e suas decisões de risco.
Citação ABNT:
LUNKES, R. J.; COSTA, G. D.; BORTOLUZZI, D. A.; ROSA, F. S. Influência das Características da Equipe de Gestão sobre a Tomada de Decisão de Risco: Evidências do Ramo de Restaurantes. Turismo: Visão e Ação, v. 21, n. 3, p. 336-351, 2019.
Citação APA:
Lunkes, R. J., Costa, G. D., Bortoluzzi, D. A., & Rosa, F. S. (2019). Influência das Características da Equipe de Gestão sobre a Tomada de Decisão de Risco: Evidências do Ramo de Restaurantes. Turismo: Visão e Ação, 21(3), 336-351.
DOI:
10.14210/RTVA,v21,n3,p336-351
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55002/influencia-das-caracteristicas-da-equipe-de-gestao-sobre-a-tomada-de-decisao-de-risco--evidencias-do-ramo-de-restaurantes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português