Metanálise como Instrumento de Pesquisa: Uma Revisão Sistemática dos Estudos Bibliométricos em Administração Outros Idiomas

ID:
55079
Resumo:
OBJETIVO: Apresentar a técnica de metanálise como uma estratégia aplicada à pesquisa bibliométrica para desvelar o estado da arte da produção científica internacional, suas interações com as áreas de conhecimento, a colaboração entre autores e instituições, na área da Administração, com base no período entre 1998 e 2017. ORIGINALIDADE/VALOR: Na pesquisa exploratória inicialmente aplicada, observou-se uma lacuna no debate sobre o uso metanálise como um recurso de investigação do estado da arte na área da Administração. A metanálise utilizada como instrumento de pesquisa proporciona uma associação rigorosa de diversos estudos. DESIGN/METODOLOGIA/ABORDAGEM: Trata-se de uma abordagem quali-quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, delineada por pesquisa bibliográfica. Quanto ao mecanismo de investigação, foi usada a metanálise como uma investigação sistemática. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado em duas etapas: macroanálise e microanálise. RESULTADOS: Os resultados da pesquisa mostraram que o número de estudos bibliométricos publicados na segunda década estudada foi significantemente maior. As áreas de publicações, dentro do escopo da Administração também sofreram mudanças importantes quando se compararam os períodos analisados, evidenciando um crescimento de publicações entre 2008 e 2017 nas áreas de planejamento e gestão. Como aplicações práticas, podem-se, a partir deste estudo, utilizar as publicações e análises para melhor compreender como, quando, onde e por quem foram realizadas as bibliometrias, de forma que possam ser usadas para a realização de metanálises, ou seja, estudos bibliométricos mais densos e profundos, que possam evidenciar tendências em determinada área de estudo.
Citação ABNT:
PEREIRA, R.; SANTOS, I.; OLIVEIRA, K.; LEÃO, N. Metanálise como Instrumento de Pesquisa: Uma Revisão Sistemática dos Estudos Bibliométricos em Administração. Revista de Administração Mackenzie, v. 20, n. 5, p. 1-33, 2019.
Citação APA:
Pereira, R., Santos, I., Oliveira, K., & Leão, N. (2019). Metanálise como Instrumento de Pesquisa: Uma Revisão Sistemática dos Estudos Bibliométricos em Administração. Revista de Administração Mackenzie, 20(5), 1-33.
DOI:
10.1590/1678-6971/eRAMG190186
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55079/metanalise-como-instrumento-de-pesquisa--uma-revisao-sistematica-dos-estudos-bibliometricos-em-administracao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português