Teorias de Inovação na Educação Superior: Determinantes do Comportamento do Professor na Adoção de Tecnologias, Métodos e Práticas de Ensino Outros Idiomas

ID:
55099
Resumo:
O comportamento do professor é ainda um tema incipiente com poucos estudos quantitativos. As escolhas de tecnologias, metodologias e práticas de ensino do professor afetam tanto os docentes quanto a aprendizagem dos discentes, tornando um tema de interesse crescente de pesquisas em diversas áreas da educação. O objetivo desta pesquisa é analisar como as teorias de inovação podem ser aplicadas para identificar os determinantes do comportamento do professor na adoção de tecnologias, métodos e práticas de ensino, buscando identificar novas variáveis e construtos, para o desenvolvimento e ampliação de modelos teóricos. O artigo inicia com a apresentação das teorias de bases amplamente difundidas em outras áreas do conhecimento: a Teoria do Comportamento Planejado (TPB); a Teoria da Difusão da Inovação (IDT); o Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM); e a Teoria do Comportamento Planejado Decomposto (DTPB), para o entendimento da aplicação em estudos sobre o comportamento do professor. Na sequência, são apresentados alguns estudos quantitativos realizados em diversos países, cursos e níveis de ensino, para ilustrar essa aplicação. Estas teorias e modelos podem ser usados para se prever a adoção de novas tecnologias como uma plataforma de educação à distância, métodos e práticas de ensino como as metodologias ativas de ensino e temas transversais como a Sustentabilidade.
Citação ABNT:
ALANO, E. R. C.; SOUZA, M. T. S.; HERNANDEZ, J. M. C. Teorias de Inovação na Educação Superior: Determinantes do Comportamento do Professor na Adoção de Tecnologias, Métodos e Práticas de Ensino . Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 3, p. 1-18, 2019.
Citação APA:
Alano, E. R. C., Souza, M. T. S., & Hernandez, J. M. C. (2019). Teorias de Inovação na Educação Superior: Determinantes do Comportamento do Professor na Adoção de Tecnologias, Métodos e Práticas de Ensino . Administração: Ensino e Pesquisa, 20(3), 1-18.
DOI:
10.13058/raep.2019.v20n3.1640
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55099/teorias-de-inovacao-na-educacao-superior--determinantes-do-comportamento-do-professor-na-adocao-de-tecnologias--metodos-e-praticas-de-ensino-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português