Gestão de Projetos na Gestão Estratégica Universitária: Um Estudo Bibliométrico Outros Idiomas

ID:
55174
Resumo:
O presente estudo teve por objetivo realizar uma análise bibliométrica sobre a gestão de projetos na gestão estratégica de universidades. Como método de pesquisa utilizou-se a análise bibliométrica, com coleta de dados realizada nos meses de outubro e novembro de 2018, e, teve como critério de seleção as publicações que contivessem palavras-chave associadas aos eixos temáticos: “gestão estratégica” e “gestão universitária” e “gestão de projetos”. Após a etapa de seleção, foi possível compor um portfólio bibliográfico com vinte e uma publicações (dezenove artigos e duas dissertações). A análise considerou os seguintes elementos: temáticas mais abordadas; palavras-chave mais frequentes; métodos de pesquisa mais aplicados; relevância dos periódicos; reconhecimento científico dos artigos; autores; referências bibliográficas mais utilizadas. Os resultados demonstram que o método de pesquisa mais aplicado nas publicações do portfólio é o estudo de caso, que a temática mais abordada é “escritório de gerenciamento de projetos” e que a referência bibliográfica mais citada é “Project Management Institute (PMI). Um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK)”. O estudo também apresenta o estrato qualis dos periódicos em que foram publicados os artigos, bem como as instituições de origem dos autores do portfólio. Conclui-se com o estudo que as publicações abordam o tema gerenciamento de projetos de maneira ampla sem analisar com profundidade as especificidades do projetos desenvolvidos no âmbito das instituições universitárias, o que permite constatar a ausência de referências bibliográficas específicas sobre o gerenciamento de projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de gestão em universidades.
Citação ABNT:
SILVA, V. N.; RISSI, M. Gestão de Projetos na Gestão Estratégica Universitária: Um Estudo Bibliométrico. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 17, n. 4, p. 44-64, 2019.
Citação APA:
Silva, V. N., & Rissi, M. (2019). Gestão de Projetos na Gestão Estratégica Universitária: Um Estudo Bibliométrico. Revista Capital Científico - Eletrônica, 17(4), 44-64.
DOI:
10.5935/2177-4153.20190026
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55174/gestao-de-projetos-na-gestao-estrategica-universitaria--um-estudo-bibliometrico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
SILVA, Rafael Rodrigues; TEIXEIRA, Maria Rafaela Soares; RODRIGUES, Flavia Tatiane Ribeiro de Lima. Uma análise da gestão de projetos de extensão de uma Instituição Federal de Ensino. 2016. .

ALBUQUERQUE, Ludmila Apoliano Gomes; ALBUQUERQUE, Gerson Luiz Apoliano; RIBEIRO, Rogeane Morais. Um modelo de gestão universitária para Instituições Estaduais Cearenses de Ensino Superior. Revista ADMpg Gestão Estratégica, v. 5, n. 1, p. 6, 2012.

ALMEIDA, Vera Lucia Lescano De; MAIA, Guilherme Aparecido da Silva; LIMA, Eleuza Ferreira. A Implantação do Escritório de Projetos (PMO) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: Uma Iniciativa Inovadora na Gestão Pública Sul-Mato-Grossense. 2015. .

BEGIČEVIĆ, Nina; DIVJAK, Blaženka; HUNJAK, Tihomir. Decision-making on prioritization of projects in higher education institutions using the analytic network process approach. SpringerLink. 2010. .

BEPLER, Mônica; PEREIRA, Maurício Fernandes. Planejamento Estratégico: a contribuição da cultura organizacional para o processo de implantação da estratégia. São Paulo, SP: Editora Atlas. 2013.

BURIGO, Carla Cristina Dutra; JACOBSEN, Alessandra de Linhares; WIGGERS, Ludmila. Mestrado Profissional em Administração Universitária: desafios e perspectivas no processo da gestão universitária. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 68-78, 2016.

CAÑAS, Carlos López et al. Modelo de gestión de proyectos de la Universidad Eafit aplicados al sistema general de regalías en ciencia, tecnología e innovación. 2016. .

CARVALHO, Kahan Elizabeth Monteiro De. Impactos da implantação do PMO no desempenho da organização pública: o caso de uma instituição de ensino superior. 2013. .

CARVALHO, Kahan Elizabeth Monteiro De. Impactos do PMO no Desempenho da Organização Pública: O Caso de uma Instituição de Ensino Superior. Revista de Gestão e Projetos - GeP, v. 6, n. 2, p. 71-84, 2016.

CARVALHO, Marly Monteiro De; RABECHINI JR., Roque. Fundamentos em gestão de projetos: contruindo competências para gerenciar projetos. 4a ed. Atlas, 2017.

COELHO, William Douglas Paes. Aplicação de fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos em uma instituição de ensino superior. 2012. [s. l.], 2012. .

DINIZ, Daniela Martins; CASTRO, José Marcio De. Processo de Gestão Estratégica em Universidades Privadas: Um Estudo de Casos. 2010..

FARIA, Leo Jaime Ribeiro; BARBOSA, Telma Regina da Costa Guimarães. O Uso da Gestão de Projetos para a Implantação de uma Gestão da Informação Integrada e Participativa: A Experiência da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal De Viçosa-MG. 2012. .

FREIRE, Patrícia de Sá. Aumente a qualidade e a quantidade de suas publicações científicas. [s.l.] : EDITORA CRV, 2013.

GOHR, Cláudia Fabiana et al. Gestão de projetos de eventos culturais em uma universidade pública federal: análise de práticas e proposição de melhorias. 2013. .

KERZNER, Harold R. Using the project management maturity model: strategic planning for project management. Hoboken, N.J.: Wiley, 2013. .

KERZNER, Harold. Project management best practices: achieving global excellence. Fourth ed. Hoboken: Wiley, 2018.

KICH, Juliane Ines Di Francesco; PEREIRA, Maurício Fernandes. Planejamento estratégico. os pressupostos básicos para uma implantação eficaz. Atlas. 2011.

MACHADO, Luís Eduardo. Gestão estratégica para instituições de ensino superior privadas. 1 ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV, 2008.

MARCOVITCH, Jacques et al. Universidade em movimento: memória de uma crise. Com-Arte Editora Laboratório do Curso de Editoração ECA-USP. Fapesp, 2017.

MEDEIROS, Bruno Campelo et al. Implantando um Escritório de Gerenciamento de Projetos Estratégico: um estudo de caso em uma instituição federal de ensino. Revista de Gestão e Secretariado, v. 9, n. 1, p. 128-155, 2018.

MEYER JÚNIOR, Victor; LOPES, Maria Cecilia Barbosa. Administrando o imensurável: uma crítica às organizações acadêmicas. Cadernos EBAPE.BR, v. 13, n. 1, p. 40-51, 2015.

MOUTINHO, José da Assunção; KNIESS, Cláudia Terezinha. Contribuições de um Escritório de Gerenciamento de Projetos em Um Laboratório de P&D de Uma Universidade Pública. Revista de Gestão e Projetos, v. 3, n. 2, p. 282-293, 2012.

MOUTINHO, José da Assunção; KNIESS, Claudia Terezinha; JUNIOR, Roque Rabechini. A Influência da Gestão de Projetos de P&D em Universidades Públicas na Definição do Modelo de Um Escritório de Gerenciamento de Projetos. 2013. .

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças De. Planejamento estratégico: conceitos, medotologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2012.

OLIVEIRA, Janaina Mendes De et al. Project Offices and the Federal Universities: A Study on Project Management in the Context of Higher Education Institutions. Revista de Gestão e Projetos, v. 08, n. 03, p. 18-28, 2017.

ORTIZ, Gerley Eliumer Restrepo; MENDOZA, Dora Enid Zabala. Indicadores de gestión para proyectos de investigación y extensión en instituciones de Educación Superior. 2016. .

PEREIRA, Maurício Fernandes. Planejamento estratégico: teorias, modelos e processos. Atlas, 2010.

PMI, Project Management Institute. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (GUIA PMBOK). 6 ed. 2017.

RIZZATTI, Gerson; RIZZATTI JUNIOR, Gerson. Organização Universitária: mudanças na administração e nas funções administrativas. [s. l.]. 2004. .

SAITO, Catarina Erika; LEZANA, Álvaro Guillermo Rojas. Proposta de um método para identificar fatores críticos de sucesso em projetos colaborativos universidade-empresa. Revista ESPACIOS, v. 37, n. 24, 2016. .

SHENHAR, Aaron; DVIR, Dov. Reinventing project management: the diamond approach to successful growth and innovation. Boston, Mass: Harvard Business School Press, 2007.

SIEDSCHLAG, Djeison; JUNIOR, Ovidio Felippe Pereira Da Silva; ALVES, Claudia Silva Ribeiro. A Contribuição do Escritório de Gestão de Projetos - EGP na Gestão Estratégica de uma Universidade Comunitária. Revista de Gestão e Projetos - ReGeP, v. 7, n. 3, p. 01-19, 2016.

SILVA, Julio Eduardo Ornelas et al. Conciliando Administração de Projetos com Planejamento Estratégico na Gestão de Universidades Federais Brasileiras. 2014. .

SILVA, Júlio Eduardo Ornelas. Contribuições do plano de desenvolvimento institucional e do planejamento estratégico na gestão de universidades federais brasileiras, 2013. .

SOUZA, Irineu Manoel De. Gestão das Universidades Federais Brasileiras: uma abordagem fundamentada na gestão do conhecimento. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2009. .

TEIXEIRA, Gislaine Cristina dos Santos; MACCARI, Emerson Antonio; KNIESS, Cláudia Terezinha. Impactos do uso de Técnicas de Gerenciamento de Projetos na Realização de um Evento Educacional. 2012. .

VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. Rio de Janeiro: Brasport, 2003.

VIMERCATI, Eduardo; PATAH, Leandro Alves. Implantação de Escritório de Projetos em Instituição de Ensino Superior: Estudo de Caso em uma Universidade Privada. 2016. .

VITORINO, Luis Fernando; CARNIELLO, Monica Franchi. Gerenciamento de portfólio de programas de extensão universitária: uma perspectiva para a implantação do escritório de projetos. Latin American Journal of Business Management, v. 1, n. 2, 2010. .