Empreendedorismo Feminino em Empresas de Turismo e Intenções de Crescimento dos Negócios Outros Idiomas

ID:
55200
Resumo:
Apesar do reconhecimento do trabalho feminino para o setor de turismo, pouca ênfase é dedicada aos estudos sobre a mulher empreendedora nesse setor. O objetivo principal deste estudo é analisar as intenções das empreendedoras de empresas turísticas acerca do crescimento de seus negócios. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e a estratégia adotada foi o estudo de casos múltiplos. Foram analisados cinco casos: três agências de viagem, uma pousada e um hostel. Observou-se que as empreendedoras têm a intenção de promover o crescimento dos seus negócios, porém, a forma de promovê-lo é distinta. De forma geral, percebe-se, com base nos casos analisados, que a ênfase não é apenas no retorno financeiro, mas em outros fatores, também identificados em outros estudos, como a autonomia, a qualidade de vida, o equilíbrio entre o negócio e a família. A preocupação com o impacto negativo do crescimento na família pode ser também destacada como típico de empreendedoras, além do reconhecimento da falta de preparação gerencial. Revelaram-se essas empreendedoras também cautelosas na medida em que se preocupam em administrar múltiplos papéis, além da capacidade administrativa e financeira.
Citação ABNT:
BOMfiM, L. C. S.; TEIXEIRA, R. M.; MONTENEGRO, L. M. Empreendedorismo Feminino em Empresas de Turismo e Intenções de Crescimento dos Negócios . Caderno Virtual de Turismo, v. 19, n. 2, p. 1-16, 2019.
Citação APA:
Bomfim, L. C. S., Teixeira, R. M., & Montenegro, L. M. (2019). Empreendedorismo Feminino em Empresas de Turismo e Intenções de Crescimento dos Negócios . Caderno Virtual de Turismo, 19(2), 1-16.
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.19n2.2019.1465
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55200/empreendedorismo-feminino-em-empresas-de-turismo-e-intencoes-de-crescimento-dos-negocios-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AHL, E.; MARLOW, S. Exploring the dynamics of gender, feminism and entrepreneurship: advancing debate to escape a dead end? Organization, v. 19, n. 5, p. 543-562, 2012.

AHL, H. Why research on women entrepreneurs needs new directions. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 30, p. 595-621, 2006.

ALMEIDA, M. M. A. Influence of gender and financing on tourist company growth. Journal of Business Research, v. 66, n. 5, p. 621-631, 2013.

ALSOS, G. A.; ISAKSEN, E. J.; LJUNGGREN, E. New venture financing and subsequent business growth in men and women-led businesses. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 30, p. 669-686, 2006.

ARROYO, M. R.; FUENTES, M. D. M. F.; JIMÉNEZ, J. M. R. Um Estudo Internacional sobre os Fatores que Explicam a Expectativa de Alto Crescimento em Novos Empreendimentos: uma perspectiva de gênero. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 18, n. 60, p. 171-190, 2016.

ATELJEVIC, J.; PAGE, S. Introdução. In: ATELJEVIC, J.; PAGE, S. J.; ALMEIDA, M.V. (Org.). Turismo e empreendedorismo. Rio de Janeiro-RJ, p. XII-XVII, 2011.

BAUGHN, C. C.; CHUA, B. L.; NEUPERT, K. E. The Normative Context for Women's Participation. In: Entrepreneurship: a multicountry study. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 30, n. 5, p. 687-708, 2006.

BRUIN, A.; BRUSH, C. G.; WELTER, F. Advancing a framework for coherent research on women’s entrepreneurship. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 31, p. 323-339, 2007.

CLIFF, J. E. Does one size fit all?Exploring the relationship between attitudes towards growth, gender, and business size. Journal of Business Venturing, v. 13, n. 6, p. 523-542, 1998.

DAVIS, A. E.; SHAVER, K. G. Understanding gendered variations in business growth intentions across the life course. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 36, n. 3, p. 495-512, 2012.

EINSENHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989.

GATEWOOD, E. J.; SHAVER, K. G.; GARTNER, W. B. A Longitudinal-study of cognitive-factors influencing start-up behaviors and success at venture creation. Journal of Business Venturing, v. 10, n. 5, p. 371-391, 1995.

GEBRAN, M. E.; NASSIF, V. M. J. Como as mulheres aprendem e desenvolvem suas competências empreendedoras?Um estudo exploratório. Encontro Anual da FEA-USP -SemeAd, 16, São Paulo SP, Anais... USP, SP, 2013.

GEDI THE GENDER GLOBAL ENTREPRENEURSHIP AND DEVELOPMENT INDEX A 17 country pilot analysis of the conditions that foster high-potential female entrepreneurship. . Acesso em: 7set.2016.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. O Empreendedorismo no Brasil. 2016.

GOMES, D. T.; GUERRA, P. V.; VIEIRA, B. N. O Desafio do Empreendedorismo Feminino. ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 35, Rio de Janeiro RJ, Anais... Rio de Janeiro, RJ, 2011.

GOMES, R. Análise dos dados em pesquisa Qualitativa. In: MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 67-80.

HASAN, F. S. M. A.; ALMUBARAK, M. M. S. Factors influencing women entrepreneurs' performance in SMEs. World Journal of Entrepreneurship Management and Sustainable Development, v. 12, n. 2, p. 82-101, 2016.

JENNINGS, J. E.; BRUSH, C. Research on Women Entrepreneurs: challenges to (and From) The Broader Entrepreneurship Literature? Academy of Management Annals, v. 7, n. 1, p. 663-715, 2013.

JONATHAN, E. G. Empreendedorismo feminino no setor tecnológico brasileiro: dificuldades e tendências. ENCONTRO ANUAL DA EGEPE, 3, Brasília, DF. Anais... Anpad, RJ, p. 41-53, 2003.

KAMAU, D. G.; MCLEAN, G. N.; ARDISHVILI, A. Perceptions of business growth by women entrepreneurs. Frontiers of Entrepreneurship Research, Wellesley, MA: Center for Entrepreneurial Studies, Babson College. 1999. .

LI, L. A review of entrepreneurship research published in the hospitality and tourism management journals. Tourism Management, v. 29, n. 5, p. 1013-1022, 2008.

LINDO, M. R. et al. Vida Pessoal e Vida Pessoal: os desafios de equilíbrio para mulheres empreendedoras no Rio de Janeiro. Revista de Administração Contemporânea Eletrônica, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2007.

MACHADO, F. B. Dilemas de Mulheres Empreendedoras em Empresas Inovadoras Nascentes. ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 36, Anais... Anpad, RJ, p. 1-16, 2012.

MACHADO, P. H. V. et al. Significados de Sucesso e Fracasso nos Negócios: o que dizem mulheres empreendedoras. ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 32, Anais... Anpad, Rio de Janeiro RJ, 2008.

MACHADO, P. H. V.; GUEDES, A.; GAZOLA, S. Determinantes e Dificuldades de Crescimento para Mulheres Empreendedoras. RPCA, v. 11, n. 1, p. 85-99, 2017.

MANOLOVA, T. S.; BRUSH, C. G.; EDELMAN, L. F. What do women entrepreneurs want? Strategic Change Journal, v. 17, n. 3-4, p. 69-82, 2008.

MARI, M.; POGGESI, S.; DE VITA, L. Family Embeddedness and Business Performance: evidences from womenowned firms. Management Decision, v. 54, n. 2, p. 476-500, 2016.

QUENTAL, C.; WETZEL, U. Equilíbrio Trabalho-Vida e Empreendedorismo: a experiência das mulheres brasileiras. ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 26, Salvador BA, Anais... Rio de Janeiro, RJ, 2002.

ROBB, A. M.; WATSON, J. Gender differences in firm performance: evidence from new ventures in the United States. Journal of Business Venturing, v. 27, n. 5, p. 544-558, 2012.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas São Paulo: Dieese, 2013.

TAKAHASHI, A. R. W. et al. What now, Joseph?Intrapreneurship, entrepreneurial competences development and work-family conflict in professors of masters and doctorate programs in Management. Tourism & Management Studies, Special Issue, v. 4, p. 1208-1219, 2013.

TEIXEIRA, R. M. Diagnóstico de Pequenos Negócios Hoteleiros em Sergipe. In: TRIGO, L. G. G. (Ed.). Análises Regionais e Globais do Turismo Brasileiro. São Paulo: Roca, 2005.

TEIXEIRA, R. M.; MORRISON, A. Desenvolvimento de empresários em pequenas empresas de pequeno porte do setor hoteleiro. Revista de Administração Contemporânea, v. 8, n. 1, p. 105-128, 2004.

VASCONCELOS, G. M.; SERAFIM, A. N. F. Embeddedness, Empreendedorismo e Gênero: desafios para tornar forte o sexo frágil. ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 34, Rio de Janeiro-RJ. Anais... Anpad, RJ. p. 1-17, 2010.

VENUGOPAL, V. Investigating Women's Intentions for Entrepreneurial Growth. International Journal of Gender and Entrepreneurship, v. 8, n. 1, p. 2-27, 2016.

WATSON, J. Comparing the performance of male-and female-controlled businesses: relating outputs to inputs. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 26, n. 3, p. 91-100, 2002.

WORLD TRAVEL & TOURISM COUNCIL. Economic Impact of Travel & Tourism 2016. Annual Update: Summary. Mar. 2016. . Acesso em: 7 set. 2016.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Bookman, Porto Alegre, 2015.

ZAMPETAKIS, L. A. et al. Sex differences in entrepreneurs’ business growth intentions: an identity approach. Journal of Innovation and Entrepreneurship, v. 5, n. 1, p. 29, 2016.