Análise de Estratégias 'Pairs Trading' Através dos Métodos de Cointegração e Correlação Aplicados ao Mercado Acionário Brasileiro Outros Idiomas

ID:
55206
Resumo:
No presente trabalho, compararam-se e avaliaram-se duas metodologias de seleção de pares de ações para estratégias Pairs Trading no mercado brasileiro. Os dados utilizados compreendem as ações listadas na Bovespa no período entre os anos de 2007 e 2011. Foram desenvolvidas duas metodologias de seleção de pares, uma por meio da correlação e outra por meio da cointegração. Para cada método, foram definidos critérios para a seleção dos pares, de entrada e encerramento das operações. Utilizou-se o teste de cointegração de Engle-Granger e Dickey-Fuller Aumentado para testar se os pares de ações eram cointegrados. Simulou-se por meio de backtests a implementação das estratégias no mercado entre os anos de 2008 e 2011. Finalmente, os resultados foram comparados e avaliados. Os resultados mostram que com os parâmetros utilizados a metodologia de correlação foi marginalmente superior a de cointegração.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, F. N.Análise de Estratégias 'Pairs Trading' Através dos Métodos de Cointegração e Correlação Aplicados ao Mercado Acionário Brasileiro . Revista de Finanças Aplicadas, v. 8, n. 2, p. 1-77, 2017.
Citação APA:
Oliveira, F. N.(2017). Análise de Estratégias 'Pairs Trading' Através dos Métodos de Cointegração e Correlação Aplicados ao Mercado Acionário Brasileiro . Revista de Finanças Aplicadas, 8(2), 1-77.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55206/analise-de-estrategias--pairs-trading--atraves-dos-metodos-de-cointegracao-e-correlacao-aplicados-ao-mercado-acionario-brasileiro-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português