Terceirização em uma Organização do Setor de Mineração Outros Idiomas

ID:
55298
Resumo:
Esta pesquisa objetivou analisar a terceirização em uma empresa mineradora localizada no Estado de Minas Gerais, escolhida devido a importância do Estado para as atividades do setor. Como método de pesquisa, optou-se pela realização de um estudo de caso. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas com o gestor de contratos de terceirização na empresa, analisados documentos internos, e conduzida observação in loco. Entre os resultados, constatou-se a importância de se realizar uma análise criteriosa das possíveis empresas prestadoras de serviços terceirizados, visando minimizar os riscos envolvidos na terceirização, e de se manter continuamente o acompanhamento e controle de qualidade dos serviços prestados pelas terceiras contratadas. Ademais, identificou-se como erro mais comum no processo de terceirização na empresa estudada a redação de contratos pobres, o que pode ser mitigado estruturando-se um setor ou área responsável pelos contratos das terceirizadas. Como principal vantagem do processo de terceirização, destaca-se a possibilidade de concentrar esforços e recursos da empresa em seu negócio principal, o que leva à maior especialização e melhor desempenho. Já como desvantagem, cita-se o risco de ter que arcar solidariamente com compromissos trabalhistas das contratadas, o que pode ser minimizado com um processo eficaz de seleção de fornecedores.
Citação ABNT:
CERIBELI, H. B.; LIMA, T. C. B. Terceirização em uma Organização do Setor de Mineração . Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, v. 16, n. 1, p. 27-50, 2019.
Citação APA:
Ceribeli, H. B., & Lima, T. C. B. (2019). Terceirização em uma Organização do Setor de Mineração . Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 16(1), 27-50.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55298/terceirizacao-em-uma-organizacao-do-setor-de-mineracao-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português