Análise da Relação entre Suporte Organizacional Percebido, Exaustão e Comprometimento Organizacional Outros Idiomas

ID:
55316
Periódico:
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência que o suporte organizacional percebido exerce sobre o nível de exaustão emocional e o comprometimento organizacional dos trabalhadores. Realizou-se um levantamento de campo nas cidades de Mariana e Ouro Preto, Estado de Minas Gerais, Brasil. Para a análise de dados, foi utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados encontrados constataram que há uma relação negativa entre o suporte organizacional percebido e a exaustão do trabalhador, e uma relação positiva entre o suporte organizacional percebido e o comprometimento do trabalhador. Tais resultados evidenciam que as organizações que se preocupam com o bem-estar do funcionário contribuem para o aumento do compromisso e redução do esgotamento por ele demonstrados. Além disso, verificou-se uma relação positiva entre a exaustão e o comprometimento do trabalhador. Essa última relação foi explicada levantando-se a hipótese de que os indivíduos mais esgotados podem se apegar à organização, esperando que ela reconheça e recompense o seu esforço no futuro.
Citação ABNT:
CERIBELI, H. B.; BARBOSA, R. M. Análise da Relação entre Suporte Organizacional Percebido, Exaustão e Comprometimento Organizacional . Reuna, v. 24, n. 3, p. 1-19, 2019.
Citação APA:
Ceribeli, H. B., & Barbosa, R. M. (2019). Análise da Relação entre Suporte Organizacional Percebido, Exaustão e Comprometimento Organizacional . Reuna, 24(3), 1-19.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/2179-8834/2019v24n3p1-19
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55316/analise-da-relacao-entre-suporte-organizacional-percebido--exaustao-e-comprometimento-organizacional-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português