Combinações de Negócios e Sinergias: Estudo em Grandes Corporações do Ensino Superior Privado no Brasil Outros Idiomas

ID:
55345
Resumo:
Na presente pesquisa buscou-se analisar o comportamento dos indicadores econômicofinanceiros antecedentes e posteriores ao processo de reestruturação societária das empresas Kroton S.A e Anhanguera Educacional Participações S.A, no ano de 2014. Esta pesquisa contribuiu para a ampliação das discussões sobre os efeitos do processo de reestruturação societária nas empresas de capital aberto. Tratase de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, com abordagem quantitativa. As informações necessárias para a análise foram extraídas dos demonstrativos contábeis das empresas, disponibilizados no site da BM&FBOVESPA, no período de 2008 a 2016. Os resultados da pesquisa se mostram harmônicos a literatura da área e mantêm relação direta com a Teoria da Eficiência, especialmente no que se refere à sinergia operacional. No período pós fusão, foram observados incremento nos indicadores relativos a capacidade de pagamento, aliados a redução nos níveis de endividamentos da empresa Kroton S.A. Foram constatados ainda, crescimento da relação receita/aluno, redução da variável custo/ aluno, o que proporcionou maior margem de lucratividade média per capita, no oligopólio criado pela combinação dos negócios.
Citação ABNT:
RIBEIRO, F.; TAFFAREL, M.; SAMONEK, P. B. Combinações de Negócios e Sinergias: Estudo em Grandes Corporações do Ensino Superior Privado no Brasil. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 10, n. 2, p. 38-55, 2019.
Citação APA:
Ribeiro, F., Taffarel, M., & Samonek, P. B. (2019). Combinações de Negócios e Sinergias: Estudo em Grandes Corporações do Ensino Superior Privado no Brasil. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, 10(2), 38-55.
DOI:
http://dx.doi.org/10.13059/racef.v10i2.560
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55345/combinacoes-de-negocios-e-sinergias--estudo-em-grandes-corporacoes-do-ensino-superior-privado-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português