Engajamento no Trabalho no Serviço Público: Um Modelo Multicultural Outros Idiomas

ID:
55374
Resumo:
O objetivo deste estudo é propor um modelo para medir o engajamento no trabalho no serviço público brasileiro e português. A pesquisa é sustentada por meio de uma revisão da literatura que busca delinear a área do comportamento organizacional, os estudos transculturais e o modelo teórico hipotético, que apresenta a visão ontológica do trabalho. A unidade de análise são instituições públicas de ambos os países, a amostra, que é do tipo conveniência, foi composta de 609 respondentes servidores públicos. Foram utilizados três instrumentos de pesquisa: o questionário Articulación entre la Persona y la organización (APO) de Ramos, Jordão e Morais (2012); a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) de Siqueira (2008); e a ferramenta Utrecht Work Engagement Scale (UWES) de Schaufeli, Bakker e Salanova (2006). Os resultados não rejeitaram as hipóteses do modelo, tanto da amostra portuguesa como brasileira, e a comparação entre elas mostra que de maneira geral os portugueses são mais satisfeitos e mais engajados no trabalho do que os brasileiros. A exceção foi observada apenas nos fatores hipotéticos Promoção e Salário.
Citação ABNT:
ANDRADE, D. C. T.Engajamento no Trabalho no Serviço Público: Um Modelo Multicultural. Revista de Administração Contemporânea, v. 24, n. 1, p. 49-76, 2020.
Citação APA:
Andrade, D. C. T.(2020). Engajamento no Trabalho no Serviço Público: Um Modelo Multicultural. Revista de Administração Contemporânea, 24(1), 49-76.
DOI:
http://doi.org/10.1590/1982-7849rac2020190148
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55374/engajamento-no-trabalho-no-servico-publico--um-modelo-multicultural/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português