Análise do Comportamento Decisório de Contadores do Estado do Rio de Janeiro Diante de Dilemas Influenciados por Estímulos à Luz da Teoria do Condicionamento Operante Outros Idiomas

ID:
55461
Periódico:
Resumo:
Este trabalho almeja analisar o processo decisório dos contadores do estado do Rio de Janeiro em situações em que foram confrontados com questões que os estimulavam a agir. A influência do ambiente e dos estímulos foi analisada com base na teoria do condicionamento operante de Skinner. Ela preconiza que a decisão dos indivíduos acontece em decorrência das consequências da ação e dos próprios estímulos anteriores a ela, como indicadores do que pode acontecer. Como metodologia foram aplicados dois tipos de questionários, com três questões cada; um que apresentava as questões com algum estímulo e outro que as exibia sem nenhum incentivo, apenas com a pergunta técnica. Os respondentes receberam um convite de participação por e-mail enviado pelo Conselho Regional de Contabilidade do estado do Rio de Janeiro. No primeiro questionário existia um estímulo diferente por questão, que induziria o respondente à opção mais favorável a ele. Já no questionário sem estímulos, os contadores não hesitariam em marcar a opção mais adequada. Ao todo, 278 contadores clicaram no convite enviado, sendo que, por critérios de seleção, a amostra se compõe de 236 respondentes. Também foram coletadas as variáveis: gênero, idade, tempo de profissão, formação acadêmica e atuação profissional. Os resultados demonstraram que os contadores não foram impactados pelos estímulos descritos nas três questões, dado que não se mudaram as opções preferíveis de um questionário para o outro. Na segunda questão, apesar de não ocorrer, houve maior tendência de inversão de preferências. Em relação ao gênero, idade e tempo de profissão, os grupos também não se mostraram impactados. Sugere-se o aperfeiçoamento do modelo de pesquisa para uma captação mais efetiva dos estímulos existentes no ambiente organizacional, uma vez que existem.
Citação ABNT:
ETTORE, L. A. G.; MACEDO, M. A. S.; CARVALHO, M. S. Análise do Comportamento Decisório de Contadores do Estado do Rio de Janeiro Diante de Dilemas Influenciados por Estímulos à Luz da Teoria do Condicionamento Operante. Pensar Contábil, v. 21, n. 75, p. 4-15, 2019.
Citação APA:
Ettore, L. A. G., Macedo, M. A. S., & Carvalho, M. S. (2019). Análise do Comportamento Decisório de Contadores do Estado do Rio de Janeiro Diante de Dilemas Influenciados por Estímulos à Luz da Teoria do Condicionamento Operante. Pensar Contábil, 21(75), 4-15.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55461/analise-do-comportamento-decisorio-de-contadores-do-estado-do-rio-de-janeiro-diante-de-dilemas-influenciados-por-estimulos-a-luz-da-teoria-do-condicionamento-operante/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português