Capacidade Absortiva: Elementos Componentes e Mecanismos Organizacionais de seu Desenvolvimento Outros Idiomas

ID:
55509
Resumo:
'Objetivo': O objetivo deste estudo constituiu-se em compreender como ocorre o processo de desenvolvimento de capacidade absortiva (ACAP) de um conjunto de empresas que operam no setor metal mecânico, instaladas na Região Sul do Brasil, por meio da análise dos seus comportamentos e habilidades, das rotinas e dos processos, e dos mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento. 'Originalidade/valor': A relevância consiste na operacionalização dos elementos componentes e mecanismos organizacionais de desenvolvimento de capacidade dinâmica (Meirelles & Camargo, 2014), como forma de desenvolvimento de ACAP (Wang & Ahmed, 2007) em organizações pertencentes ao setor metal mecânico. 'Design/metodologia/abordagem': Caracteriza-se como uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, realizada por meio de estudo de casos múltiplos, buscando investigar detalhadamente três organizações do segmento metal mecânico, por meio da análise dos procedimentos, recursos, mecanismos e sistemas que lhes permitem desenvolver a ACAP. Os dados foram analisados por intermédio da análise de conteúdo. 'Resultados': Foi possível inferir que as empresas investigadas desenvolvem a capacidade absortiva por intermédio de comportamentos e habilidades, como capacidade de relacionamento, capacidade de aprender e capacidade de desenvolver pessoas, bem como por meio de rotinas e processos, destacando-se rotinas de busca de informações, rotinas de monitorar o mercado e gestão de riscos, e ainda mediante mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento, como pesquisas, trocas de informações entre clientes e fornecedores e outras empresas.
Citação ABNT:
CAPPELLARI, G.; WELTER, C.; HERMES, L.; SAUSEN, J. Capacidade Absortiva: Elementos Componentes e Mecanismos Organizacionais de seu Desenvolvimento. Revista de Administração Mackenzie, v. 20, n. 6, p. 1-31, 2019.
Citação APA:
Cappellari, G., Welter, C., Hermes, L., & Sausen, J. (2019). Capacidade Absortiva: Elementos Componentes e Mecanismos Organizacionais de seu Desenvolvimento. Revista de Administração Mackenzie, 20(6), 1-31.
DOI:
10.1590/1678-6971/eRAMD190028
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55509/capacidade-absortiva--elementos-componentes-e-mecanismos-organizacionais-de-seu-desenvolvimento/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português