Corrupção, Lavagem de Dinheiro e Conluio no Brasil: Evidências Empíricas dos Vínculos entre Fraudadores e Cofraudadores no Caso Lava Jato Outros Idiomas

ID:
55516
Resumo:
Este estudo exploratório objetiva compreender os vínculos que conectam cofraudadores em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro presentes na Operação “Lava Jato”. A base de dados foi construída por meio da leitura das denúncias realizadas e documentadas pelo Ministério Público Federal (MPF). Foram identificadas todas as pessoas acusadas pelo MPF e suas características (gênero, idade e experiência anterior ao crime), assim como a natureza dos vínculos entre fraudadores e cofraudadores, o tipo de crime e o papel do acusado no crime. Sinteticamente, os resultados demonstraram que os fraudadores líderes já haviam sido condenados anteriormente e/ou possuíam experiência nas fraudes cometidas. Os resultados demonstraram ainda que os vínculos afetivos estão positivamente relacionados à apropriação indébita, ocultação de provas e “testa de ferro”. Se por um lado, Fee e Murphy (2015) destacaram a natureza dos vínculos entre membros de grupos fraudulentos, nossos achados evoluem e fornecem algumas evidências empíricas dos vínculos funcionais que servem à organização e invariavelmente para os vínculos afetivos.
Citação ABNT:
MARAGNO, L. M. D.; KNUPP, P. S.; BORBA, J. A. Corrupção, Lavagem de Dinheiro e Conluio no Brasil: Evidências Empíricas dos Vínculos entre Fraudadores e Cofraudadores no Caso Lava Jato. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 13, n. 1, p. 5-18, 2019.
Citação APA:
Maragno, L. M. D., Knupp, P. S., & Borba, J. A. (2019). Corrupção, Lavagem de Dinheiro e Conluio no Brasil: Evidências Empíricas dos Vínculos entre Fraudadores e Cofraudadores no Caso Lava Jato. Revista de Contabilidade e Organizações, 13(1), 5-18.
DOI:
http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2019.158510
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55516/corrupcao--lavagem-de-dinheiro-e-conluio-no-brasil--evidencias-empiricas-dos-vinculos-entre-fraudadores-e-cofraudadores-no-caso-lava-jato/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português