Entendendo os Fatores de Combate à Corrupção: Proposta de um Constructo de Dissuasão à Corrupção Outros Idiomas

ID:
55517
Resumo:
O objetivo do artigo é a identificação das dimensões para criação de um constructo de dissuasão à corrupção que possa explicar a variação da corrupção em diferentes países. Este constructo, chamado de DECIDE, teve como base quatro indicadores: nível de desburocratização; nível de democracia; nível de qualidade institucional, e o nível de dados abertos, os quais foram mensuradas por meio de dados secundários obtidos por meio dos indicadores Ease of doing Business Raking, Democracy Index, Institutional Quality Index, e o Global Open Data Index. Esses indicadores foram relacionados com a variável Percepção de Corrupção, medida neste estudo por meio do Corruption Perception Index (CPI). Em posse dessas informações, foi criada uma base de dados, os quais foram analisados seguindo todos os requisitos da técnica de modelagem Partial Least Squares (PLS). O principal resultado foi a criação do constructo DECIDE, que está diretamente relacionado ao CPI e explica 50% da percepção da corrupção demonstrada pelo indicador para os 175 países analisados. As quatro variáveis supracitadas, em conjunto, permitem criar os alicerces para criação de um constructo de dissuasão à corrupção (DECIDE), indicando o contexto nacional menos favorável à corrupção, ao mesmo tempo em que ampliam o conhecimento para definição de estratégias e mecanismos de proteção contra a corrupção. Em termos práticos, o estudo permite identificar que um país menos burocrático, mais democrático, mais transparente e onde as instituições funcionam melhor está mais protegido da ocorrência de corrupção, considerando que estas quatro variáveis agem como um dissuasor da corrupção.
Citação ABNT:
LUCIANO, E. M.; WIEDENHOFT, G. C.; CALLEGARO, S. Entendendo os Fatores de Combate à Corrupção: Proposta de um Constructo de Dissuasão à Corrupção. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 13, n. 1, p. 19-30, 2019.
Citação APA:
Luciano, E. M., Wiedenhoft, G. C., & Callegaro, S. (2019). Entendendo os Fatores de Combate à Corrupção: Proposta de um Constructo de Dissuasão à Corrupção. Revista de Contabilidade e Organizações, 13(1), 19-30.
DOI:
http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2019.158516
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55517/entendendo-os-fatores-de-combate-a-corrupcao--proposta-de-um-constructo-de-dissuasao-a-corrupcao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português