Criando Dificuldades para Vender Facilidades: Corrupção, Burocracia e Crescimento Corporativo no Mercosul Outros Idiomas

ID:
55520
Resumo:
A pesquisa teve como escopo investigar, nos países do Mercosul, o reflexo da sinergia entre a dificuldade de realização de negócios e a percepção da corrupção do setor público no crescimento econômico e financeiro das empresas. A amostra foi composta por 8 países integrantes do Mercosul, entre os anos de 2010 a 2017, com um total de 655 empresas de diversos setores e 4.648 observações. Com base na Teoria da Graxa sobre Rodas, o estudo levou em consideração que a corrupção pode favorecer o crescimento econômico das empresas, à medida que desate as amarras da burocracia e reduza os custos transacionais das empresas. Os resultados encontrados conduzem ao entendimento de que a associação sinérgica entre a percepção da corrupção e a dificuldade de realizações de negócios nos países do Mercosul favorece o crescimento econômico das empresas em tais países. O efeito sinérgico positivo é direcionado, preponderantemente, para as grandes empresas, em função de maiores condições financeiras de arcar com os custos da corrupção. As evidências empíricas encontradas acrescentam novas centelhas para o constructo argumentativo no qual se pauta a Teoria da Graxa sobre Rodas.
Citação ABNT:
LIMA, L. V. A.; RUFINO, M. A.; MACHADO, M. R. Criando Dificuldades para Vender Facilidades: Corrupção, Burocracia e Crescimento Corporativo no Mercosul. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 13, n. 1, p. 64-74, 2019.
Citação APA:
Lima, L. V. A., Rufino, M. A., & Machado, M. R. (2019). Criando Dificuldades para Vender Facilidades: Corrupção, Burocracia e Crescimento Corporativo no Mercosul. Revista de Contabilidade e Organizações, 13(1), 64-74.
DOI:
http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2019.158324
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55520/criando-dificuldades-para-vender-facilidades--corrupcao--burocracia-e-crescimento-corporativo-no-mercosul/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português