A manifestação da inovatividade no processo de estratégia de marketing: um estudo de caso Outros Idiomas

ID:
55635
Resumo:
Diversos estudos na área de marketing defendem a necessidade de empresas desenvolverem uma cultura de inovação (inovatividade) a fim de melhorar suas atividades de marketing e, consequentemente, seus resultados ligados à inovação. Porém, a maioria desses estudos, baseados em métodos quantitativos, encontraram relações contraditórias e oferecem respostas incompletas para a análise de fenômenos com nuances bastante complexas, como inovação e marketing. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo entender, por meio de uma metodologia de pesquisa qualitativa, como a inovatividade se manifesta nas atividades do processo de estratégia de marketing. Foi escolhido o método de estudo de caso único, e a pesquisa foi desenvolvida em um escritório de arquitetura de pequeno porte sediado na cidade de Curitiba-PR. Os achados da pesquisa sugerem que a inovatividade presente nas empresas de pequeno e médio porte está centrada na figura dos proprietários. Descobriu-se que a manifestação da inovatividade no processo de estratégia de marketing acorre por meio das atividades de análise situacional, integração funcional e comunicação. Não foram encontradas evidências que apoiem as demais manifestações destacadas pela literatura de marketing. O presente estudo contribui para um melhor entendimento de como aspectos culturais ligados à inovação podem fomentar atividades de marketing em pequenas e médias empresas.
Citação ABNT:
DIAS, H. B. A.; FINOTI, L. L.; OSTEN, F. L. V. D. A manifestação da inovatividade no processo de estratégia de marketing: um estudo de caso. International Journal of Business & Marketing, v. 3, n. 2, p. 43-43, 2018.
Citação APA:
Dias, H. B. A., Finoti, L. L., & Osten, F. L. V. D. (2018). A manifestação da inovatividade no processo de estratégia de marketing: um estudo de caso. International Journal of Business & Marketing, 3(2), 43-43.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55635/a-manifestacao-da-inovatividade-no-processo-de-estrategia-de-marketing--um-estudo-de-caso/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português