Permanência na Carreira dos Profissionais de Segurança Pública: Um Estudo com o Efetivo da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo Outros Idiomas

ID:
55703
Resumo:
Este artigo tem por objetivo identificar os níveis de percepção de sucesso na carreira, de comprometimento organizacional afetivo, de entrincheiramento organizacional e de intenção de permanecer na carreira segundo a percepção de profissionais pertencentes à Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM-SP). O trabalho leva em conta o contexto profissional dos indivíduos, uma vez que, no Brasil, a carreira dos profissionais de segurança pública é considerada uma profissão de alto risco à vida. O conceito de percepção de sucesso na carreira está relacionado à interpretação do indivíduo sobre a construção de carreira em suas diversas dimensões. Esta interpretação de sucesso na carreira varia de pessoa para pessoa, ou seja, é individual e única. Assumiu-se abordagem quantitativa, por meio de um estudo elaborado com corte transversal, do qual participaram profissionais da GCM-SP, por meio de aplicação de questionário eletrônico. Os dados demonstraram que o profissional da GCM-SP tem baixa percepção de sucesso objetiva, pois 68% dos respondentes desconsideraram itens que representam o fator da dimensão objetiva da percepção de sucesso na carreira. A dimensão objetiva do sucesso na carreira se refere aos resultados relativamente visíveis da carreira, como remuneração e promoção. Conclui-se que o profissional da GCM-SP se identifica com algumas variáveis da dimensão subjetiva da percepção de sucesso na carreira, não permitindo assumir que esta dimensão é um forte influenciador na intenção de permanecer na carreira de profissionais de segurança pública.
Citação ABNT:
SILVA, F. S.; VENELLI-COSTA, L.; VIEIRA, A. M.; SANEMATSU, L. S. A. Permanência na Carreira dos Profissionais de Segurança Pública: Um Estudo com o Efetivo da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Revista Gestão Organizacional, v. 12, n. 4, p. 25-42, 2019.
Citação APA:
Silva, F. S., Venelli-costa, L., Vieira, A. M., & Sanematsu, L. S. A. (2019). Permanência na Carreira dos Profissionais de Segurança Pública: Um Estudo com o Efetivo da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Revista Gestão Organizacional, 12(4), 25-42.
DOI:
http://dx.doi.org/10.22277/rgo.v12i4.4670
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55703/permanencia-na-carreira-dos-profissionais-de-seguranca-publica--um-estudo-com-o-efetivo-da-guarda-civil-metropolitana-de-sao-paulo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português