Um Modelo Processual de Mudança na Contabilidade Gerencial Baseado nas Contribuições da Teoria Institucional

ID:
55772
Resumo:
'Objetivo': Este estudo tem como objetivo identificar e discutir os elementos centrais do processo de mudança da contabilidade gerencial em uma organização para servir como referencial teórico e explicar o processo da mudança da contabilidade gerencial como resultado da inter-relação entre fatores exógenos e endógenos. 'Método': O artigo é basedo numa revisão conceptual da litetarura institutional nacional e internaciontal sobre mudanças na contabilidade gerencial. 'Resultados': A teoria Institucional tem sido amplamente utilizada para estudar as mudanças na contabilidade gerencial. A literatura institucional sobre mudança na contabilidade gerencial é fragmentada e desarticulada, fornecendo assim, uma imagem não estruturada da dinâmica e dos resultados do processo de mudança na contabilidade gerencial. Essa situação dificulta extremamente a tarefa de explicar a complexidade da mudança na contabilidade gerencial. Neste artigo, argumenta-se que a complexidade da mudança na contabilidade gerencial compreende quatro elementos-chave: (1) as pressões internas e externas pela mudança e a interação entre elas; (2) o papel da agência; (3) os elementos internos idiossincráticos; e (4) o processo de institucionalização. 'Contribuições': Com base na teoria Institucional e nesses quatro elementos da mudança na contabilidade gerencial, uma estrutura teórica integrada é desenvolvida para capturar e examinar a dinâmica nos níveis macro e micro da mudança na contabilidade gerencial.
Citação ABNT:
WANDERLEY, C. A.Um Modelo Processual de Mudança na Contabilidade Gerencial Baseado nas Contribuições da Teoria Institucional. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 13, n. 4, p. 390-409, 2019.
Citação APA:
Wanderley, C. A.(2019). Um Modelo Processual de Mudança na Contabilidade Gerencial Baseado nas Contribuições da Teoria Institucional. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 13(4), 390-409.
DOI:
http://dx.doi.org/10.17524/repec.v13i4.2397
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55772/um-modelo-processual-de-mudanca-na-contabilidade-gerencial-baseado-nas-contribuicoes-da-teoria-institucional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português