Will Robots Have the Capacity to Replace Mankind? Survey from Portugal Outros Idiomas

ID:
55802
Periódico:
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar se os cidadãos acreditam que a Inteligência Artificial (IA) pode ter a capacidade de substituir os seres humanos na sociedade. A questão se tornou muito importante e sensível no domínio público, principalmente desde que a tecnologia 4.0 foi criada e a digitalização foi implementada. Foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema e foram definidas cinco subáreas de interesse, relacionadas a robôs e IA em Recursos Humanos, Gestão de Recursos Humanos, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Organizações e Sociedade. Devido à característica inovadora do estudo, foi desenvolvido um questionário composto por 30 questões e uma escala de Liekert de 5 pontos. O estudo foi implementado em Portugal. Foi realizada análise fatorial exploratória e foram definidos 5 novos fatores. O artigo apresenta os resultados para as 5 questões iniciais e os cinco novos fatores. Verificou-se que as pessoas aceitam que os robôs terão uma influência maciça na sociedade, mas, de maneira crucial, eles nunca conseguirão ter emoções ou sentimentos - e esses são resultados muito interessantes. A principal limitação dos estudos é o tamanho pequeno da amostra e gostaríamos de vê-lo replicado em todo o mundo, principalmente porque encontramos uma escala válida de 5 itens.
Citação ABNT:
ROMBÃO, M.; TOMÉ, E.; RIBEIRO, C. Will Robots Have the Capacity to Replace Mankind? Survey from Portugal. Gestão e Sociedade, v. 14, n. 37, p. 3417-3438, 2020.
Citação APA:
Rombão, M., Tomé, E., & Ribeiro, C. (2020). Will Robots Have the Capacity to Replace Mankind? Survey from Portugal. Gestão e Sociedade, 14(37), 3417-3438.
DOI:
10.21171/ges.v14i37.3084
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55802/will-robots-have-the-capacity-to-replace-mankind--survey-from-portugal/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês