Influência da Internacionalização e da Inovação na Competitividade Empresarial Outros Idiomas

ID:
55834
Resumo:
'Objetivo': Investigar a influência da internacionalização e da inovação na competitividade em empresas de países do BRICS listadas na Nyse, sob a perspectiva da VBR. 'Método': De cunho descritivo e abordagem quantitativa, a pesquisa utiliza o teste de diferenças entre médias, a correlação e a regressão linear múltipla com dados em painel, para análise de dados de 2015 a 2017, de 64 empresas não financeiras sediadas em países do BRICS listadas na Nyse. 'Principais resultados': Corroborando os achados constatados nos testes de diferenças entre médias e correlação de Pearson, os resultados da regressão indicam que os indicadores de internacionalização e os de inovação não exercem influência sobre a competitividade das empresas. Ressalte-se, porém, que, na presença de estratégias de inovação, a rentabilidade se mostra relevante, denotando que quanto maior for a rentabilidade da organização, menor será o seu poder de competitividade. 'Relevância/originalidade': Apesar de individualmente a internacionalização e a inovação serem temas amplamente discutidos na literatura, é relevante que sejam explorados na perspectiva da competitividade empresarial, uma vez que são essenciais para o fortalecimento da economia e apontados como de grande valor organizacional. Outrossim, poucas pesquisas analisaram empiricamente a competitividade tendo como proxy o índice de Herfindahl-Hirschman. 'Contribuições teóricas/metodológicas': Destaca-se a contribuição do estudo para o campo acadêmico ao ponderar a internacionalização e a inovação como métricas multidimensionais para análise do envolvimento internacional das empresas e da adaptação estratégica de recursos como fontes de vantagem competitiva.
Citação ABNT:
ALBUQUERQUE FILHO, A. R.; FREIRE, M. M. A.; LUCA, M. M. M.; VASCONCELOS, A. C. Influência da Internacionalização e da Inovação na Competitividade Empresarial. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 15, n. 1, p. 1-18, 2020.
Citação APA:
Albuquerque Filho, A. R., Freire, M. M. A., Luca, M. M. M., & Vasconcelos, A. C. (2020). Influência da Internacionalização e da Inovação na Competitividade Empresarial. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, 15(1), 1-18.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18568/internext.v15i1.521
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55834/influencia-da-internacionalizacao-e-da-inovacao-na-competitividade-empresarial/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português