Título Inglês:
Influence of Internationalization and Innovation on Corporate Competitiveness
Título Espanhol:
Influencia de la Internacionalización y de la Innovación en la Competitividad Empresarial
Resumo:
'Objetivo': Investigar a influência da internacionalização e da inovação na competitividade em empresas de países do BRICS listadas na Nyse, sob a perspectiva da VBR. 'Método': De cunho descritivo e abordagem quantitativa, a pesquisa utiliza o teste de diferenças entre médias, a correlação e a regressão linear múltipla com dados em painel, para análise de dados de 2015 a 2017, de 64 empresas não financeiras sediadas em países do BRICS listadas na Nyse. 'Principais resultados': Corroborando os achados constatados nos testes de diferenças entre médias e correlação de Pearson, os resultados da regressão indicam que os indicadores de internacionalização e os de inovação não exercem influência sobre a competitividade das empresas. Ressalte-se, porém, que, na presença de estratégias de inovação, a rentabilidade se mostra relevante, denotando que quanto maior for a rentabilidade da organização, menor será o seu poder de competitividade. 'Relevância/originalidade': Apesar de individualmente a internacionalização e a inovação serem temas amplamente discutidos na literatura, é relevante que sejam explorados na perspectiva da competitividade empresarial, uma vez que são essenciais para o fortalecimento da economia e apontados como de grande valor organizacional. Outrossim, poucas pesquisas analisaram empiricamente a competitividade tendo como proxy o índice de Herfindahl-Hirschman. 'Contribuições teóricas/metodológicas': Destaca-se a contribuição do estudo para o campo acadêmico ao ponderar a internacionalização e a inovação como métricas multidimensionais para análise do envolvimento internacional das empresas e da adaptação estratégica de recursos como fontes de vantagem competitiva.
Resumo Inglês:
'Objective': In light of Resource-Based View, we evaluated the influence of internationalization and innovation on corporate competitiveness in firms from BRICS countries traded on the NYSE. 'Methods': In this descriptive and quantitative study, panel data from 64 nonfinancial firms from BRICS countries traded on the NYSE in the period 2015-2017 were submitted to testing for differences between means, Pearson correlation analysis and multiple linear regression. 'Main results': The results of the regressions were consistent with the findings from the testing for differences between means and the Pearson correlation analysis, having failed to detect a significant association between the study variables (internationalization and innovation) and corporate competitiveness. However, the presence of innovation strategies had a relevant impact on profitability, indicating that the greater the profitability, the smaller the competitiveness. 'Relevance/originality': Internationalization and innovation are frequent topics in the literature, but the combination of these two constructs and their influence on corporate competitiveness―arguably a topic of considerable economic relevance to organizations―has not been sufficiently explored. Moreover, few empirical studies have evaluated competitiveness proxied by the Herfindahl-Hirschman index. 'Theoretical/methodological contributions': Our study makes a significant methodological contribution by employing internationalization and innovation as multidimensional metrics in the analysis of the ability of international involvement and strategic resource adaptation to generate competitive advantage.
Resumo Espanhol:
'Objetivo': Investigar la influencia de la internacionalización y de la innovación en la competitividad en empresas de los países BRICS que figuran en Nyse, desde la perspectiva de VBR. 'Método': De naturaleza descriptiva y enfoque cuantitativo, la investigación utiliza el test de diferencias entre medias, correlación y regresión lineal múltiple con datos en panel, para el análisis de datos de 2015 a 2017, de 64 empresas no financieras con sede en países BRICS enumerados en Nyse 'Principales resultados': Corroborando los hallazgos constatados en los testes de diferencias entre medias y correlación de Pearson, los resultados de la regresión indican que los indicadores de internacionalización y de innovación no ejercen influencia sobre la competitividad de las empresas. Sin embargo, se resalta que, en la presencia de estrategias de innovación, la rentabilidad se muestra relevante, denotando que, a mayor rentabilidad de la organización, menor será su poder de competitividad. 'Relevancia/originalidad': A pesar de que individualmente la internacionalización y la innovación son temas ampliamente discutidos en la literatura, es relevante que sean explorados en la perspectiva de la competitividad empresarial, puesto que son esenciales para el fortalecimiento de la economía y señalados como de gran valor organizacional. Igualmente, pocos estudios analizaron empíricamente la competitividad teniendo como proxy el índice de Herfindahl-Hirschman. 'Contribuciones teóricas/metodológicas': Se destaca la contribución del estudio al campo académico al ponderar la internacionalización y la innovación como métricas multidimensionales para análisis de la participación internacional de las empresas y de la adaptación estratégica de recursos como fuentes de ventaja competitiva.
Citação ABNT:
ALBUQUERQUE FILHO, A. R.; FREIRE, M. M. A.; LUCA, M. M. M.; VASCONCELOS, A. C. Influência da Internacionalização e da Inovação na Competitividade Empresarial. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 15, n. 1, p. 1-18, 2020.
Citação APA:
Albuquerque Filho, A. R., Freire, M. M. A., Luca, M. M. M., & Vasconcelos, A. C. (2020). Influência da Internacionalização e da Inovação na Competitividade Empresarial. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, 15(1), 1-18.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18568/internext.v15i1.521
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55834/influencia-da-internacionalizacao-e-da-inovacao-na-competitividade-empresarial/i/pt-br