Análise da Opinião de Acadêmicos sobre Universidades Empreendedoras: Uma Comparação entre Brasil e México Outros Idiomas

ID:
55938
Resumo:
A universidade empreendedora consolida-se como um instrumento que não só proporciona força de trabalho e valor agregado com a criação ou transformação do conhecimento, como também aprimora o indivíduo, criando valores e atitudes e estimulando, assim, a capacidade empreendedora. Diante disso, o objetivo desta investigação consiste em analisar a percepção dos alunos sobre a importância da universidade empreendedora para sua formação acadêmica. A partir de uma abordagem qualitativa, com fases exploratória e descritiva, realizou-se um estudo comparativo entre dois casos, Brasil e México. Como técnica de coleta, empregaramse grupo focal e análise por meio da análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo®, versão 12. Os resultados mostram que a instituição mexicana está voltada à educação empreendedora, em atividades que integram estudantes e empresas nas aulas e pesquisas, incentivando a interação por meio da resolução de problemas reais. Já a instituição brasileira não trabalha de um modo claro e amadurecido quanto ao empreendedorismo, que costuma ser percebido basicamente como uma disciplina pelos acadêmicos.
Citação ABNT:
CHAIS, C.; CASTORENA, D. G.; WELCHEN, V.; MUKENDI, J. T.; MACIEL, J. V.; GANZER, P. P.; MATTE, J.; OLEA, P. M. Análise da Opinião de Acadêmicos sobre Universidades Empreendedoras: Uma Comparação entre Brasil e México. Revista Economia & Gestão, v. 19, n. 54, p. 133-153, 2019.
Citação APA:
Chais, C., Castorena, D. G., Welchen, V., Mukendi, J. T., Maciel, J. V., Ganzer, P. P., Matte, J., & Olea, P. M. (2019). Análise da Opinião de Acadêmicos sobre Universidades Empreendedoras: Uma Comparação entre Brasil e México. Revista Economia & Gestão, 19(54), 133-153.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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