Inovação e Desempenho: Uma Análise de Empresas Sustentáveis do Brasil e da Europa Outros Idiomas

ID:
55975
Resumo:
Essa pesquisa analisa se o perfil da inovação em firmas brasileiras e europeias sustentáveis gera diferenças no desempenho econômico. O arcabouço teórico da visão da firma baseada em recursos sugere que a inovação, devido a sua singularidade e heterogeneidade, está relacionada com a construção de vantagens competitivas e melhoria do desempenho. A análise compreende 78 empresas, com dados alusivos ao período de 2010 a 2013, aplicados testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. A inovação foi avaliada sob quatro perspectivas, investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), ativos intangíveis de inovação, patentes registradas e divulgação; o desempenho econômico, por sua vez, foi medido através do retorno dos ativos e do patrimônio líquido. Os resultados apontam que a inovação não consegue configurar vantagens competitivas entre as firmas, podendo, todavia, contribuir para a obtenção de desempenho superior. O estudo revela ainda, que pode haver uma curva hipotética de eficiência com relação à diversificação da inovação, pois maiores níveis de inovação não necessariamente implicam em desempenho médio superior, como sugere a pressuposição teórica da heterogeneidade, segundo a visão da firma baseada em recursos. O estudo contribui à identificação de oportunidades eficientes de investimento em inovação em firmas de distintas economias.
Citação ABNT:
SANTOS, J. G. C. D.; VASCONCELOS, A. C.; LUCA, M. M. M.; CUNHA, J. V. A. Innovation and Performance: An Analysis of Sustainable Firms in Brazil and Europe. Revista Universo Contábil, v. 15, n. 2, p. 137-156, 2019.
Citação APA:
Santos, J. G. C. D., Vasconcelos, A. C., Luca, M. M. M., & Cunha, J. V. A. (2019). Innovation and Performance: An Analysis of Sustainable Firms in Brazil and Europe. Revista Universo Contábil, 15(2), 137-156.
DOI:
http://dx.doi.org/10.4270/ruc.2019216
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/55975/inovacao-e-desempenho--uma-analise-de-empresas-sustentaveis-do-brasil-e-da-europa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês