Práticas de Gestão de Recursos Humanos nas Organizações Sociais em Portugal: Um Estudo Exploratório Outros Idiomas

ID:
56048
Resumo:
Os recursos humanos são apontados como um importante ativo para as organizações em geral, sendo particularmente relevantes para as organizações sociais. Este estudo procede à recolha de dados primários, por questionário, junto dos responsáveis das organizações sociais em Portugal, com o objetivo de conhecer as suas práticas de gestão de recursos humanos. Um objetivo complementar do estudo consistiu em compreender se essas práticas variavam (ou não) em função do perfil da organização social e do seu responsável. A investigação quantitativa realizada indicou uma forte valorização das práticas de gestão de recursos humanos, com perfis distintos em função das organizações sociais. Assim, enquanto algumas organizações procuram valorizar a gestão de colaboradores remunerados, outras tendem a concentrar a sua atenção essencialmente na gestão de voluntários. A investigação revela ainda que a valorização de diferentes práticas de gestão de recursos humanos é condicionada pelas características do empreendedor social e do nível de concorrência do ambiente em que as organizações atuam.
Citação ABNT:
BERNARDINO, S. J. Q.; SANTOS, J. F. Práticas de Gestão de Recursos Humanos nas Organizações Sociais em Portugal: Um Estudo Exploratório. Administração Pública e Gestão Social, v. 12, n. 1, p. 1-23, 2020.
Citação APA:
Bernardino, S. J. Q., & Santos, J. F. (2020). Práticas de Gestão de Recursos Humanos nas Organizações Sociais em Portugal: Um Estudo Exploratório. Administração Pública e Gestão Social, 12(1), 1-23.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56048/praticas-de-gestao-de-recursos-humanos-nas-organizacoes-sociais-em-portugal--um-estudo-exploratorio/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português