Transparência na Atividade Contratual dos Municípios da Comunidade de Madrid Outros Idiomas

ID:
56050
Resumo:
Este artigo analisa a transparência contratual em 87 municípios da Comunidade Autônoma de Madri, capital da Espanha. Comparando os municípios entre si, mostra as situações individuais e identifica seus impactos na gestão contratual. Foi aplicada uma análise fatorial utilizando 23 indicadores coletados nos município que permitiram a construção de um Índice de Transparência na Contratação dos Municípios (ITCA). Sob este modelo foram testadas três hipóteses relacionadas ao ITCA, nomeadamente: Partidos políticos, filiações políticas e população. Os resultados do artigo monstram o modelo teórico do ITCA e a avaliação da transparência por município. Além disso, prova estatisticamente que, quanto maior é a população municipal, maior é o ITCA desse município. No entanto, não foi encontrada relação entre o ITCA e partidos políticos e filiações políticas. Considerarando a categoria entre 0 e 1, observa-se que 86% das cidades possuem ITCA abaixo de 0,40. O artigo conclui que a transparência contratual tem um longo caminho a percorrer nesta Comunidade.
Citação ABNT:
NEBOT, C. P.; ANDRADE, H. C. P.; SOUZA, A. C. Transparência na Atividade Contratual dos Municipios da Comunidade de Madrid . Administração Pública e Gestão Social, v. 12, n. 1, p. 1-25, 2020.
Citação APA:
Nebot, C. P., Andrade, H. C. P., & Souza, A. C. (2020). Transparência na Atividade Contratual dos Municipios da Comunidade de Madrid . Administração Pública e Gestão Social, 12(1), 1-25.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56050/transparencia-na-atividade-contratual-dos-municipios-da-comunidade-de-madrid/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Espanhol