Consórcios Intermunicipais para o Desenvolvimento: Determinantes da Cooperação entre os Municípios Baianos Outros Idiomas

ID:
56052
Resumo:
O presente artigo se propõe a identificar quais características econômicas, fiscais, demográficas e geográficas dos municípios baianos influenciam na formação de consórcios intermunicipais de desenvolvimento. A fundamentação teórica do estudo baseou-se na Teoria da Ação Coletiva Institucional, importante lente adotada na literatura para a análise dos fatores que condicionam a propensão à cooperação intergovernamental. Quanto ao método, o estudo é descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa, que utilizou bases de dados secundárias para analisar, pela estatística inferencial e o modelo de regressão logística, os dados coletados dos 417 municípios baianos. Os resultados evidenciaram três características correlacionadas, ou seja, que influenciam a formação de consórcios intermunicipais de desenvolvimento: Maior receita tributária, maior porte (população) e municípios inseridos em aglomeração urbana. Sugere-se que estudos futuros analisem a economia de escala decorrente destes acordos e avaliem a influência da orientação política na cooperação intermunicipal.
Citação ABNT:
DOIN, T. A. F.; LOPES, L. M. S.; AFONSO, A. S.; RIGO, A. S. Consórcios Intermunicipais para o Desenvolvimento: Determinantes da Cooperação entre os Municípios Baianos . Administração Pública e Gestão Social, v. 12, n. 1, p. 1-19, 2020.
Citação APA:
Doin, T. A. F., Lopes, L. M. S., Afonso, A. S., & Rigo, A. S. (2020). Consórcios Intermunicipais para o Desenvolvimento: Determinantes da Cooperação entre os Municípios Baianos . Administração Pública e Gestão Social, 12(1), 1-19.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56052/consorcios-intermunicipais-para-o-desenvolvimento--determinantes-da-cooperacao-entre-os-municipios-baianos-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português