Determinantes da Utilização de Canais de Serviços 'Mobile Banking' para Transações Financeiras Outros Idiomas

ID:
56092
Resumo:
'Objetivo do estudo': Este estudo busca identificar quais fatores apresentam maior impacto no uso do mobile banking (MB) para movimentações financeiras. 'Metodologia/abordagem': A partir de abordagem quantitativa, descritiva e documental, adotou-se a técnica estatística de Regressão Multivariada, de forma a se investigar o fenômeno por meio de estudo de caso único em uma instituição financeira brasileira, o que representou a análise de agências bancárias em 338 municípios. 'Originalidade/relevância': A busca por respostas neste campo possibilita a compreensão de aspectos demográficos, que podem ser utilizados tanto para fins sociais quanto econômicos. Nesse contexto, esse estudo avança em relação aos estudos anteriores ao analisar as características dos usuários de serviços mobile banking para movimentações financeiras ao invés de somente avaliar a intenção ou uso (não financeiro) do serviço. 'Principais resultados': Enquanto destaque identificou-se que indivíduos com níveis de escolaridade mais alto utilizam mais o serviço mobile banking em relação à indivíduos com níveis mais baixos de escolaridade. 'Contribuições teóricas/metodológicas': O estudo contribui ao apontar fatores humanos que impactam no uso de mobile banking, o que avança na discussão teórica em relação a compreensão do mobile banking enquanto canal de acesso aos serviços bancários existentes ou um novo instrumento de pagamentos, ou ambos. 'Contribuições Sociais/para a gestão': No campo social espera-se que este estudo aponte características de regionalidade, de forma que os investimentos em tecnologia bancária sejam mais alinhados à práticas de transformação econômica, social e ambiental.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
SANTOS, A. C. D.; FRIEDRICH, M. P. A.; HEIN, N. Determinantes da Utilização de Canais de Serviços 'Mobile Banking' para Transações Financeiras. Revista Gestão & Tecnologia, v. 20, n. 1, p. 33-53, 2020.
Citação APA:
Santos, A. C. D., Friedrich, M. P. A., & Hein, N. (2020). Determinantes da Utilização de Canais de Serviços 'Mobile Banking' para Transações Financeiras. Revista Gestão & Tecnologia, 20(1), 33-53.
DOI:
http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i1.1691
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56092/determinantes-da-utilizacao-de-canais-de-servicos--mobile-banking--para-transacoes-financeiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Abbas, S. K.; Hassan, H. A.; Asif, J.; Junaid, H. M.; & Zainab, F. (2018). What are the key determinants of mobile banking adoption in Pakistan? International Journal of Scientific & Engineering Research, 9(2), 840-848. DOI: 10.14299/ijser.2018.02.012

Agwu, E.; & Carter, A. L. (2018). Mobile phone banking in Nigeria: benefits, problems and prospects. International Journal of Business and Commerce, 3(6), 50-70. Retrieved from https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3120495

Aziz, R. A. E.; ElBadrawy, R.; & Hussien, M. I. (2014). ATM, internet banking and mobile banking services in a digital environment: the Egyptian banking industry. International Journal of Computer Applications, 90(8), 45-52. Retrieved from http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.683.9637

Bader, M.; & Savoia, J. R. F. (2013). Logística da distribuição bancária: tendências, oportunidades e fatores para inclusão financeira. Revista de Administração de Empresas, 53(2), 208-2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902013000200008

Barnes, S. J.; & Corbitt, B. (2003) Mobile banking: concept and potential. International Journal of Mobile Communications, 1(3), 273-288. DOI: 10.1504/IJMC.2003.003494

Berraies, S.; Yahia, K. B; & Hannachi, M. (2017). Identifying the effects of perceived values of mobile banking applications on customers: Comparative study between baby boomers, generation X and generation Y. International Journal of Bank Marketing, 35(6), 1018-1038. DOI: https://doi.org/10.1108/IJBM-09-2016-0137

Braga, B. S.; Barbosa, J. G. P.; & Bouzada, M. A. C. (2017). A influência de características demográficas dos usuários sobre sua decisão de adoção do mobile banking. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, 10(2), 136-153. Recuperado de http://www.revistapmkt.com.br/ptbr/anteriores/anteriores.aspx?udt_863_param_detail=8648

Brown, I.; Cajee, Z.; Davies, D.; & Stroebel, S. (2003). Cell phone banking: predictors of adoption in South Africa: an exploratory study. International journal of information management, 23(5), 381-394. DOI: https://doi.org/10.1016/S0268-4012(03)00065-3

Carlsson, C.; Walden, P.; & Bouwman, H. (2006). Adoption of 3G+ services in Finland. International Journal of Mobile Communications, 4(4), 369-385. DOI: https://doi.org/10.1504/IJMC.2006.008947

Cernev, A; Diniz, E.; & Jayo, M. (2009). Emergência da quinta onda de inovação bancária. Anais… Americas Conference on Information Systems (AMCIS). Proceedings. 4. Recuperado de https://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1079&context=amcis2009

Chawla, D.: & Joshi, H. (2018). The Moderating Effect of Demographic Variables on Mobile Banking Adoption: An Empirical Investigation. Global Business Review, 19(3), 90-113. DOI: https://doi.org/10.1177/0972150918757883

Choudrie, J.; Junior, C. O.; McKenna, B.; & Richter, S. (2018). Understanding and conceptualising the adoption, use and diffusion of mobile banking in older adults: A research agenda and conceptual framework. Journal of Business Research, 88, 449-465. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.11.029

Coelho, F.; & Easingwood, C. (2003). Multiple channel structures in financial services: a framework. Journal of Financial Services Marketing, 8(1), 22-34. DOI: https://doi.org/10.1057/palgrave.fsm.4770104

Crabbe, M.; Standing, C.; Standing, S.; & Karjaluoto, H. (2009). An adoption model for mobile banking in Ghana. International Journal of Mobile Communications, 7(5), p. 515-543 DOI: 10.1504/IJMC.2009.024391

Dahlberg, T.; Mallat, N.; Ondrus, J.; & Zmijewska, A. (2008). Past, present and future of mobile payments research: A literature review. Electronic Commerce Research and Applications, 7(2), 165-181. DOI: https://doi.org/10.1016/j.elerap.2007.02.001

Fávero, L. P.; & Fávero, P. (2016). Análise de dados: modelos de regressão com Excel®, Stata® e SPSS®, v.1. Campus: Elsevier Brasil.

Febraban. Federação Brasileira de Bancos. (2018). Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2018. Deloitte. Recuperado de https://cmsportal.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/febraban_2018_Final.pdf

Federal Reserve System. (2016). Consumers and Mobile Financial Services 2016. Board of Governors of the Federal Reserve System. Recuperado de https://www.federalreserve.gov/econresdata/consumers-and-mobile-financial-services-report-201603.pdf

Ferreira, R., M.; & Prearo, L. C. (2018). Determinantes no uso do mobile banking para operações e transações financeiras em dispositivos móveis: um estudo financeiro no município de São Paulo. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, 8(3), 23-36. DOI: http://dx.doi.org/10.22279/navus.2018.v8n3.p.23-36.654

Fino, P. S. (2015). Dissertação (Mestrado em Marketing). A influência do estilo de vida do cliente na escolha dos canais e serviços bancários. Lisbon School of Economics & Management – Universidade de Lisboa, Lisboa-PT. Retrieved from https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/10985/1/DM-PSF-2015.pdf

Funk, J. L. (2009). The emerging value network in the mobile phone industry: The case of Japan and its implications for the rest of the world. Telecommunications Policy, 33(1-2), 4-18. DOI: https://doi.org/10.1016/j.telpol.2008.09.002

Glavee-Geo, R., Shaikh, A. A., & Karjaluoto, H. (2017). Mobile banking services adoption in Pakistan: are there gender differences? International Journal of Bank Marketing, 35(7), 1090-1114. DOI: https://doi.org/10.1108/IJBM-09-2015-0142

Gupta, S.; Yun, H.; Xu, H.; & Kim, H. W. (2017). An exploratory study on mobile banking adoption in Indian metropolitan and urban areas: a scenario-based experiment. Information Technology for Development, 23(1), 127-152. DOI: https://doi.org/10.1080/02681102.2016.1233855

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2014). Programa Nacional Por Amostra de Domicílios – PNAD. Recuperado de https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/acessoainternet2014/default.shtm

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2018). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua. Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal. Recuperado de ftp://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Anual/Acesso_Internet_Televisao_e_Posse_Telefone_Movel_2016/Analise_dos_Resultados.pdf.

Koenig-Lewis, N.; Palmer, A.; & Moll, A. (2010). Predicting young consumers' take up of mobile banking services. International journal of bank marketing, 28(5), 410-432. DOI: https://doi.org/10.1108/02652321011064917

Krishanan, D.; Teng, K. L. L.; & Khalidah, S. (2017). Moderating effects of age & education on consumers' perceived interactivity & intention to use mobile banking in Malaysia: A structural equation modeling approach. Anais… Proceeding of International Conference on Humanities, Language, Culture & Business, Penang 2017, Hotel Bayview Beach Resort Batu Feringgi Penang Malaysia.

Laukkanen, T. (2007). Internet vs mobile banking: comparing customer value perceptions. Business Process Management Journal, 13(6), 788-797. DOI: https://doi.org/10.1108/14637150710834550

Laukkanen, T. (2007b). Measuring mobile banking customers’ channel attribute preferences in service consumption. International Journal of Mobile Communications, 5(2), 123–138. DOI: 10.1504/IJMC.2007.011812

Laukkanen, T.; & Cruz, P. (2012). Cultural, individual and device-specific antecedents on mobile banking adoption: a cross-national study. Anais… 45th Hawaii International Conference on System Sciences, 3170-3179. Maui, HI, USA. IEEE. DOI: 10.1109/HICSS.2012.189

Lin, H. F. (2011). An empirical investigation of mobile banking adoption: The effect of innovation attributes and knowledge-based trust. International journal of information management, 31(3), 252-260. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2010.07.006

Liu, Z.; Min, Q.; & Ji, S. (2009). An empirical study on mobile banking adoption: The role of trust. Anais… Second International Symposium on Electronic Commerce and Security, 2009. v. 2, 7-13, Nanchang, China. IEEE. DOI: 10.1109/ISECS.2009.150

Lopes, E. L.; Caracciolo, L. L.; & Herrero, E. (2018). A Aceitação do mobile banking no Brasil: uma Análise por meio do Modelo TAM Estendido. TPA-Teoria e Prática em Administração, 8(1), 190-221. DOI: http://dx.doi.org/10.21714/2238-104X2018v8i137816

Nysveen, H.; Pedersen, P. E.; & Thorbjørnsen, H. (2012). Intentions to use mobile services: Antecedents and cross-service comparisons. Journal of the Academy of Marketing Science, 33(3), 330-346. DOI: https://doi.org/10.1177/0092070305276149

Pimenta, I. L.; & Ramos, A. S. M. (2010). Efeito moderador do nível de escolaridade sobre as dificuldades e barreiras na utilização dos terminais de autoatendimento bancário entre os idosos. Revista Movendo Ideias, 17(2), 19-39. DOI: http://dx.doi.org/10.17800/movendo%20ideias.v15i2.563

Pousttchi, K.; & Schurig, M. (2004). Assessment of today's mobile banking applications from the view of customer requirements. Anais… Proceedings of 37th Annual Hawaii International Conference on System Sciences. IEEE. Big Island, HI, USA. DOI: 10.1109/HICSS.2004.1265440

Püschel, J.; Mazzon, J. A; & Hernandez, J. M. C. (2010). Mobile banking: proposition of an integrated adoption intention framework. International Journal of Bank Marketing, 28(5), 389-409. DOI: https://doi.org/10.1108/02652321011064908

Ramos, F. L.; Ferreira, J. B.; Freitas, A. S.; & Rodrigues, J. W. (2018). The effect of trust in the intention to use m-banking. Brazilian Business Review, 15(2), 175-191. DOI: DOI:10.15728/bbr.2018.15.2.5

Riquelme, H. E.; & Rios, R. E. (2010). The moderating effect of gender in the adoption of mobile banking. International Journal of Bank Marketing, 28(5), 328-341. DOI: https://doi.org/10.1108/02652321011064872

Shaikh, A. A.; & Karjaluoto, H. (2015). Mobile banking adoption: A literature review. Telematics and Informatics, 32(1), 129-142. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tele.2014.05.003

Shaikh, A. A.; Hanafizadeh, P.; & Karjaluoto, H. (2017). Mobile banking and payment system: A conceptual standpoint. International Journal of E-Business Research (IJEBR), 13(2), 14-27. DOI: 10.4018/IJEBR.2017040102

Suresh, A. S.; & Namdeo, V. (2018). A critical review: Mobile banking services and its significant impact on rural customer behaviour patterns. Anais… IJSRST, 4(2), 694-701. Recuperado de http://ijsrst.com/paper/2207.pdf

Wang, S.; & Petrounias, I. (2017). Big data analysis on demographic characteristics of chinese mobile banking users. Anais… 19th Conference on Business Informatics (CBI) (pp. 47-54). IEEE. Thessaloniki, Greece. DOI: 10.1109/CBI.2017.72

Wang, Y. S.; Lin, H. H.; & Luarn, P. (2006). Predicting consumer intention to use mobile service. Information Systems Journal, 16(2), 157-179. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2575.2006.00213.x

Watson, Richard T.; Pitt, L. F.; Berthon, P.; & Zinkhan, G. M.; (2002). U-commerce: Expanding the universe of marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, 30(4), 333-347. DOI: https://doi.org/10.1177/009207002236909

Yadav, R.; & Pathak, G. (2014). Environmental sustainability through green banking: A study on private and public sector banks in India. OIDA International Journal of Sustainable Development, 6(8), 37-48, 2013. Retrieved from SSRN: https://ssrn.com/abstract=2385573

Zarifopoulos, M.; & Economides, A. A. (2008). Evaluating mobile banking portals. International Journal of Mobile Communications, 7(1), 66-90. Retrieved from https://www.researchgate.net/profile/Anastasios_Economides/publication/220474633_Evaluating_mobile_banking_portals/links/00b495295b518d4873000000.pdf

Zhou, T.; Lu, Y.; & Wang, B. (2010). Integrating TTF and UTAUT to explain mobile banking user adoption. Computers in Human Behavior, 26(4), 760-767. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2010.01.013