Influência da Governança Corporativa na Mitigação de Relatórios Financeiros Fraudulentos

ID:
56188
Resumo:
'Objetivo' – Este estudo teve o objetivo de analisar a influência da estrutura de governança corporativa na mitigação da Possibilidade de Relatórios Financeiros Fraudulentos (PRFF) das empresas no Brasil. 'Metodologia' – Os dados de 314 empresas abertas foram utilizados para estimação da previsibilidade de falência e da possibilidade da manipulação de resultados, para posterior identificação da PRFF. 'Resultados' – Verificou-se que em 5,5% das observações houve indicativo de Possibilidade de Relatório Financeiro Fraudulento, além de a probabilidade de falência ter sido identificada em 16,91% das observações e a probabilidade de manipulação de resultados ter sido identificada em 17,73% delas. A estrutura de governança corporativa das empresas apresentou influência na mitigação da , seja de forma direta ou indireta por meio da redução das probabilidades de falência ou de manipulação de resultados. Notou-se que as práticas de governança relacionadas ao Conselho de Administração foram mais eficientes contra a probabilidade de falência, ao passo que as práticas relacionadas à auditoria estiveram relacionadas à redução da manipulação de resultados. 'Contribuições' – Entre as contribuições deste estudo, estão a identificação das probabilidades de fraudes nos relatórios, de falência e de manipulação de resultados para as empresas no Brasil, assim como a verificação de que a governança corporativa foi eficaz na mitigação desses problemas, seja de forma direta ou indireta, informação que é útil a investidores e reguladores desse mercado.
Citação ABNT:
MARTINS, O. S.; VENTURA JÚNIOR, R. Influência da Governança Corporativa na Mitigação de Relatórios Financeiros Fraudulentos. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 22, n. 1, p. 65-84, 2020.
Citação APA:
Martins, O. S., & Ventura Júnior, R. (2020). Influência da Governança Corporativa na Mitigação de Relatórios Financeiros Fraudulentos. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 22(1), 65-84.
DOI:
https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i1.4039
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56188/influencia-da-governanca-corporativa-na-mitigacao-de-relatorios-financeiros-fraudulentos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português