Análise da Rede Social da Instância de Governança do Circuito Turístico Caminho Novo, MG: Uma Perspectiva Sistêmica e Complexa Outros Idiomas

ID:
56203
Resumo:
Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a composição, a organização e o funcionamento do Circuito Turístico Caminho Novo-MG (CTCN), dentro do contexto das políticas públicas de turismo, apoiado na teoria dos sistemas complexos e utilizando como suporte teórico o paradigma da complexidade proposto por Edgar Morin, o modelo do SISTUR de Beni (1998) e sua reconstrução proposta por Moesch e Beni (2015, 2017). Como ferramentas metodológicas utilizou-se o método bola de neve aplicado em três etapas, a análise de redes sociais com foco na Teoria dos Laços fracos e Laços fortes de Granovetter (1973, 1983) e dos buracos estruturais de Burt (1992), aliadas à análise de conteúdo adaptada de Bardin (2011) e a elaboração de sociogramas das relações mantidas entre os agentes sociais. Como principais re-sultados destacamos a inexistência de uma rede regional capaz de produzir resulta-dos efetivos, o baixo entendimento dos municípios sobre as políticas públicas de turismo, uma forte ingerência municipal e regional atrelada a um cenário de descon-tinuidade da gestão pública e uma postura competitiva com reduzida participação dos agentes sociais para trabalhar em rede.
Citação ABNT:
GUILARDUCCI, B. C.; FRATUCCI, A. C. Análise da Rede Social da Instância de Governança do Circuito Turístico Caminho Novo, MG: Uma Perspectiva Sistêmica e Complexa. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 14, n. 1, p. 140-160, 2020.
Citação APA:
Guilarducci, B. C., & Fratucci, A. C. (2020). Análise da Rede Social da Instância de Governança do Circuito Turístico Caminho Novo, MG: Uma Perspectiva Sistêmica e Complexa. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 14(1), 140-160.
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i1.1734
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56203/analise-da-rede-social-da-instancia-de-governanca-do-circuito-turistico-caminho-novo--mg--uma-perspectiva-sistemica-e-complexa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português