Fenomenologia nas pesquisas em turismo: análise das dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil Outros Idiomas

ID:
56343
Resumo:
Na perspectiva de aferir como se vem procedendo metodologicamente e verificar a exata aplicação do método fenomenológico aos estudos em turismo no Brasil, foi realizada neste presente trabalho uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, onde foram analisadas 570 (quinhentos e setenta) dissertações de mestrados acadêmicos, depositadas entre os anos de 2008 e 2016 em todas as instituições aqui examinadas, pertencentes ao território brasileiro. Em um enfoque da busca da compreensão do caminho metodológico foi feita uma análise de dados, observando-se os processos e técnicas utilizadas pelos pesquisadores em questão, tais como entrevistas em profundidade, observação participante e relatos experienciais. Da análise da discussão dos resultados observou-se que, das 570 (quinhentos e setenta) dissertações analisadas, apenas 13 (treze) adotaram o método fenomenológico. Diante deste fato, concluise que, dada a necessidade de um embasamento teórico complexo de seu pesquisador, este método é de pouca aplicação nas instituições envolvidas nesta pesquisa. Ademais, a essencialidade da postura neutra de seu pesquisador dificulta muito a caracterização das pesquisas como adotantes do método.
Citação ABNT:
SILVA, C.; ALCOBIA, O.; HOFSTAETTER, M.; MAIA, A. K. Fenomenologia nas pesquisas em turismo: análise das dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 6, n. 2, p. 270-290, 2018.
Citação APA:
Silva, C., Alcobia, O., Hofstaetter, M., & Maia, A. K. (2018). Fenomenologia nas pesquisas em turismo: análise das dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil. Revista de Turismo Contemporâneo, 6(2), 270-290.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56343/fenomenologia-nas-pesquisas-em-turismo--analise-das-dissertacoes-dos-programas-de-pos-graduacao-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português