Título Inglês:
Relational pluralism as an influencer of corporate social responsibility actions of a network of small companies in the hotel sector
Resumo:
O pluralismo relacional ocorre quando empresas derivam o seu significado e suas ações a partir das relações com vários tipos de entidades. Nesse sentido, as pequenas empresas que atuam de forma conjunta, por meio de redes, podem ser influenciadas pelas múltiplas relações no desenvolvimento de estratégias coletivas de responsabilidade social corporativa (RSC), buscando, assim, sanar problemas socioambientais em seu entorno. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo geral compreender como o pluralismo relacional influenciava pequenas empresas em suas estratégias coletivas de responsabilidade social corporativa. O estudo focou em pequenas empresas do setor hoteleiro que eram associadas de uma rede. Em relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa teve caráter qualitativo e utilizou a análise do discurso. Como resultados de pesquisa, concluiu-se que o pluralismo relacional influencia pequenas empresas em suas estratégias coletivas de responsabilidade social corporativa. Esse fato se instala em razão do relacionamento com distintos atores que se detectam dentro da rede, entre todos os associados e também com os que se encontram fora da rede, como Sindicatos de Hotéis, Bares e Restaurantes, entre outros.
Resumo Inglês:
Relational pluralism occurs when companies derive their meaning and actions from relationships with various types of entities. In this sense, small companies acting jointly through networks can be influenced by the multiple relationships in the development of collective strategies of corporate social responsibility (CSR), seeking to remedy social and environmental problems in their environment. In this way, the present work had as general objective to understand how the relational pluralism influenced small companies in their collective strategies of corporate social responsibility. The study focused on small hotel companies that were associated with a network. Regarding the methodological aspects, this research was qualitative and used the discourse analysis. As research results, it was concluded that relational pluralism influences small companies in their collective strategies of corporate social responsibility. This is due to the relationship with different actors that are detected within the network, among all associates and also with those outside the network, such as hotel, restaurant and restaurant unions, among others.
Citação ABNT:
SILVA, P. M.Pluralismo relacional como influenciador de ações de responsabilidade social corporativa de uma rede de pequenas empresas do setor hoteleiro. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 6, n. 2, p. 315-338, 2018.
Citação APA:
Silva, P. M.(2018). Pluralismo relacional como influenciador de ações de responsabilidade social corporativa de uma rede de pequenas empresas do setor hoteleiro. Revista de Turismo Contemporâneo, 6(2), 315-338.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56345/pluralismo-relacional-como-influenciador-de-acoes-de-responsabilidade-social-corporativa-de-uma-rede-de-pequenas-empresas-do-setor-hoteleiro/i/pt-br