O turismo rural como alternativa para o desenvolvimento das comunidades de Itamatatiua e Santa Maria em Alcântara, Maranhão (Brasil) Outros Idiomas

ID:
56347
Resumo:
Este artigo busca analisar o turismo rural como alternativa para o desenvolvimento das comunidades quilombolas de Itamatatitua e Santa Maria, localizadas no município de Alcântara, Maranhão (Brasil). Apresenta as características do segmento turismo rural, entendendo-o como fator de valorização da ruralidade e dos patrimônios culturais. Fazendo uso de um perfil exploratório, de caráter bibliográfico e de campo, este artigo discute a viabilidade de implantação do segmento turismo rural no âmbito das comunidades quilombolas analisadas. O levantamento dos atrativos, bens e equipamentos turísticos realizado na pesquisa de campo indicou que as comunidades Itamatatiua e Santa Maria possuem um reconhecido potencial para o turismo rural, necessitando de um conjunto de estratégias de estruturação da oferta a fim de que possa comercializar um produto turístico em bases comunitárias e alicerçado nos princípios da sustentabilidade.
Citação ABNT:
CARVALHO, K. D.O turismo rural como alternativa para o desenvolvimento das comunidades de Itamatatiua e Santa Maria em Alcântara, Maranhão (Brasil). Revista de Turismo Contemporâneo, v. 6, n. 1, p. 20-40, 2018.
Citação APA:
Carvalho, K. D.(2018). O turismo rural como alternativa para o desenvolvimento das comunidades de Itamatatiua e Santa Maria em Alcântara, Maranhão (Brasil). Revista de Turismo Contemporâneo, 6(1), 20-40.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56347/o-turismo-rural-como-alternativa-para-o-desenvolvimento-das-comunidades-de-itamatatiua-e-santa-maria-em-alcantara--maranhao--brasil-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português