Gastronomia da italianidade: diversidade, tradição e inovação em Antônio Prado, Brasil Outros Idiomas

ID:
56356
Resumo:
Localizado no sul do Brasil, o município de Antônio Prado teve seu momento inicial na última década do século XX, marcado pela presença de imigrantes da Península Itálica, de onde trouxeram, entre outros, hábitos alimentares. Assim, o objetivo deste artigo é o de descrever as práticas alimentares locais tradicionais e as inovações introduzidas em diferentes contextos históricos, entre outros, no de sua adesão ao turismo. Metodologicamente associada à História Oral, os dados da pesquisa foram coletados em entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e observação realizada na festa 35º Noite Italiana. Durante o processo analítico, os dados foram listados em indicadores associados à Inovação e Diversidade Cultural, dois princípios da economia criativa brasileira. Conclui-se que a comida hoje apresentada ao turista como "italiana", resulta de um imaginário de italianidade associado as identidades locais, que atualizam o que, em outro momento histórico, foi o alimento diário de Antônio Prado.
Citação ABNT:
GASTAL, S.; BEBER, A. M. C.; SÁ, F. Z. Gastronomia da italianidade: diversidade, tradição e inovação em Antônio Prado, Brasil. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 5, n. Especial, p. 21-34, 2017.
Citação APA:
Gastal, S., Beber, A. M. C., & Sá, F. Z. (2017). Gastronomia da italianidade: diversidade, tradição e inovação em Antônio Prado, Brasil. Revista de Turismo Contemporâneo, 5(Especial), 21-34.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56356/gastronomia-da-italianidade--diversidade--tradicao-e-inovacao-em-antonio-prado--brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português