O Turismo sustentável na percepção do viajante Gaúcho Outros Idiomas

ID:
56401
Resumo:
Resumo: Sustentabilidade é um tema recorrente no século XX. No caso do setor de Turismo, também se mostra uma preocupação. Entretanto, verifica-se que não há um consenso sobre o conceito de turismo sustentável. As pesquisas realizadas sobre o tema restringem-se à dimensão dos fornecedores/prestadores de serviço, sendo que o tema foi pouco estudado na perspectiva do cliente/viajante. A partir desta contextualização, este trabalho tem como questões norteadoras: os potenciais clientes dos serviços de turismo consideram em suas decisões a questão da sustentabilidade ao planejarem suas viagens turísticas? Os potenciais clientes percebem a sustentabilidade como um diferencial das organizações que atuam no ramo de turismo? O objetivo desta pesquisa foi identificar hábitos relacionados ao comportamento do cliente de viagens a turismo, especialmente com enfoque no turismo sustentável. Foi realizada uma survey com 114 respondentes entre estudantes de Mestrado e servidores públicos do Judiciário Federal, em sua maioria, gaúchos. Por meio dos resultados, percebe-se que o Turismo Sustentável ainda não é visto de forma clara pelos viajantes e que nem sempre são consideradas atitudes de caráter sustentável quando do planejamento e realização de viagens a turismo.
Citação ABNT:
SILVA, N. G.; MONTICELLI, J. M. O Turismo sustentável na percepção do viajante Gaúcho. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 4, n. 2, p. 262-285, 2016.
Citação APA:
Silva, N. G., & Monticelli, J. M. (2016). O Turismo sustentável na percepção do viajante Gaúcho. Revista de Turismo Contemporâneo, 4(2), 262-285.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56401/o-turismo-sustentavel-na-percepcao-do-viajante-gaucho/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português