Antecedentes de Bem-Estar no Trabalho: Confiança e Políticas de Gestão de Pessoas Outros Idiomas

ID:
56571
Resumo:
'Objetivo': Este estudo teve por objetivo investigar o impacto de políticas de gestão de pessoas e da confiança organizacional sobre o bem-estar no trabalho, definido aqui como a prevalência de emoções positivas no trabalho acrescida da percepção do indivíduo de que, no seu trabalho, desenvolve seus potenciais e avança no alcance de suas metas de vida. 'Originalidade/valor': De acordo com a hipótese que sustenta esta investigação, o contexto de trabalho se apresenta como lugar privilegiado de emoções e, fundamentalmente, de realização e construção da felicidade pessoal. A premissa de que o alcance da felicidade pessoal é possível no trabalho incentiva os profissionais de gestão de pessoas a identificar estratégias eficazes na promoção do bem-estar. 'Design/metodologia/abordagem': A amostra foi composta por 212 trabalhadores de diversas organizações que responderam a instrumentos com evidência de validade e fidedignidade. O modelo foi testado pela modelagem de equações estruturais; e os coeficientes de fidedignidade das escalas, por meio do alfa de Cronbach. 'Resultados': Os resultados apontaram que o ajustamento do modelo é apenas razoável, embora, em função dos índices de ajustamento, possa ser aceito. Os resultados são discutidos em termos das contribuições do estudo para a ampliação do conhecimento na área do comportamento organizacional e em suas implicações para ações gerenciais. Sugere-se, ainda, a realização de outros estudos que abranjam amostras mais amplas e de diferentes naturezas.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, ?.; GOMIDE JÚNIOR, S.; POLI, B. Antecedentes de Bem-Estar no Trabalho: Confiança e Políticas de Gestão de Pessoas. Revista de Administração Mackenzie, v. 21, n. 1, p. 1-26, 2020.
Citação APA:
Oliveira, ?., Gomide Júnior, S., & Poli, B. (2020). Antecedentes de Bem-Estar no Trabalho: Confiança e Políticas de Gestão de Pessoas. Revista de Administração Mackenzie, 21(1), 1-26.
DOI:
10.1590/1678-6971/eRAMD200105
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56571/antecedentes-de-bem-estar-no-trabalho--confianca-e-politicas-de-gestao-de-pessoas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português