Relação entre Gestão do Conhecimento e Inovação na Cadeia Produtiva da Maçã Outros Idiomas

ID:
56611
Resumo:
As constantes mudanças que vem configurando o ambiente das empresas têm mobilizado pesquisadores a investigar os fatores que as levam a inovar e alcançar níveis superiores de desempenho. Nesse contexto, a gestão do conhecimento tem sido considerada como propulsora para o desenvolvimento e crucial para a inovação. Contudo, pouca atenção tem sido dada para a aplicação destes conceitos no setor do agronegócio. Desse modo, este estudo teve por objetivo analisar a relação entre processos de gestão conhecimento e inovação na cadeia produtiva da maçã da Região Sul do Brasil a partir dos elos de produção e packing-houses. Para tanto, realizou-se um estudo quantitativo, descritivo aplicado por meio de uma survey, com 166 atores da cadeia produtiva da maçã, cuja análise foi feita a partir da técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados obtidos forneceram forte apoio para a relação hipotetizada, a qual mostrou que a gestão do conhecimento influencia significativamente a inovação, de produto quanto de processo. As conclusões deste estudo fornecem uma base teórica e empírica que colabora para uma melhor compreensão sobre a importância da gestão do conhecimento e inovação para melhorar o desempenho da cadeia produtiva da maçã.
Citação ABNT:
ZANANDRÉA, G.; TISOTT, P. B.; CAMARGO, M. E.; DULLIUS, A. I. D. S. Relationship between Knowledge Management and Innovation in the Apple Productive Chain. Revista de Administração da UFSM, v. 12, n. Edição Especial, p. 1061-1072, 2019.
Citação APA:
Zanandréa, G., Tisott, P. B., Camargo, M. E., & Dullius, A. I. D. S. (2019). Relationship between Knowledge Management and Innovation in the Apple Productive Chain. Revista de Administração da UFSM, 12(Edição Especial), 1061-1072.
DOI:
http://dx.doi.org/10.5902/1983465935381
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56611/relacao-entre-gestao-do-conhecimento-e-inovacao-na-cadeia-produtiva-da-maca/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês