Saberes e Sabores do Turismo na Paraíba: Uma Análise de um Guia de Viagem Outros Idiomas

ID:
56761
Resumo:
As resenhas gastronômicas dos guias de viagens constroem uma imagem não somente da oferta de restaurantes do destino, mas também da cultura, dos hábitos alimentares e das tradições dos sabores dos lugares. Neste sentido, este estudo tem como objetivo compreender como a gastronomia paraibana se apresenta como atrativo turístico no Guia Quatro Rodas. Mais especificamente, analisa como a gastronomia de João Pessoa, capital da Paraíba (Brasil), é apresentada por este guia para a demanda turística. Este estudo é de abordagem qualitativa e os resultados demonstram que o Guia reforça a ideia de um nordeste reduzido ao sertão, ao apresentar hábitos alimentares que remetem à identidade alegórica da figura do povo sertanejo, mesmo em territórios litorâneos. As mensagens veiculadas desvalorizam a diversidade de sabores e de transformações da própria cozinha nordestino-paraibana, assim como a oferta de novas opções gastronômicas na capital paraibana.
Citação ABNT:
SANTIAGO, M. P.; MEDINA, J. C. C.; BRASILEIRO, M. D. S. Saberes e Sabores do Turismo na Paraíba: Uma Análise de um Guia de Viagem. Caderno Virtual de Turismo, v. 19, n. 3, p. 1-12, 2019.
Citação APA:
Santiago, M. P., Medina, J. C. C., & Brasileiro, M. D. S. (2019). Saberes e Sabores do Turismo na Paraíba: Uma Análise de um Guia de Viagem. Caderno Virtual de Turismo, 19(3), 1-12.
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1460
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56761/saberes-e-sabores-do-turismo-na-paraiba--uma-analise-de-um-guia-de-viagem/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português