Efeitos do Sistema de Controle Gerencial no 'Empowerment' e na Resiliência Organizacional

ID:
56791
Resumo:
O estudo objetiva examinar os efeitos da percepção habilitante do Sistema de Controle Gerencial (SCG) no empowerment psicológico e na resiliência organizacional. Uma survey foi realizada com 161 gestores de empresas brasileiras que passaram por processos de aquisições de empresas e um modelo estrutural foi desenvolvido para responder às hipóteses da pesquisa. Os resultados mostram que a percepção habilitante do SCG está associada com o empowerment psicológico e com a capacidade de resiliência organizacional, e isso denota que as características do SCG afetam a motivação dos gestores em relação ao seu ambiente de trabalho e contribuem para as empresas lidarem com adversidades e contingências. Os SCG auxiliam as organizações no processo de absorver mudanças e retornar ao equilíbrio após alguma perturbação temporária, no caso de aquisições de empresas. Conclui-se que os SCG habilitantes favorecem o empoderamento dos gestores e apoiam as empresas para lidarem de forma mais eficaz com as turbulências a que estão expostas.
Citação ABNT:
BEUREN, I. M.; SANTOS, V. D.; BERND, D. C. Efeitos do Sistema de Controle Gerencial no 'Empowerment' e na Resiliência Organizacional . Brazilian Business Review, v. 17, n. 2, p. 211-232, 2020.
Citação APA:
Beuren, I. M., Santos, V. D., & Bernd, D. C. (2020). Efeitos do Sistema de Controle Gerencial no 'Empowerment' e na Resiliência Organizacional . Brazilian Business Review, 17(2), 211-232.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2020.17.2.5
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56791/efeitos-do-sistema-de-controle-gerencial-no--empowerment--e-na-resiliencia-organizacional-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português