Resumo:
Este trabalho visa analisar as ações de marketing social executadas pelo projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) na perspectiva da Lógica Dominada por Serviço (LDS), que se consolida como novo paradigma de marketing. Na LDS, pressupõe-se que o benefício proposto pelo projeto SPE não se consolida sem a participação ativa dos beneficiários. Essa participação é necessária para que recursos dos proponentes de valor e dos beneficiários sejam integrados, potencializando a cocriação de valor. Após revisão bibliográfica e análise documental, os dados analisados mostraram que há alinhamento entre as ações propostas no projeto SPE e as premissas da LDS, que permitiria a aplicação dessas em aprimoramentos ao projeto. Propõem-se, então, sugestões para que os benefícios percebidos pelas pessoas com a mudança proposta pelo Projeto SPE seja maximizado e a propensão a recaídas no comportamento seja minimizada, trazendo assim benefícios duradouros para a comunidade.
Resumo Inglês:
This paper aims to analyze the social marketing actions performed by the Health and Prevention in Schools (SPE) project from the perspective of Service-Dominant Logic (LDS), a new marketing paradigm. At LDS, it is assumed that the benefit proposed by the SPE project is not consolidated without the active participation of the beneficiaries. This participation is necessary for resources from value proposers and beneficiaries to be integrated, enhancing value co-creation. After literature review and document analysis, the data analyzed showed that there is alignment between the actions proposed in the SPE project and the assumptions of the LDS, which would permit their application in improvements to the project. Suggestions are then made so that the benefits perceived by people with the change proposed by the SPE Project are maximized and the propensity to behavioral relapses minimized, thus bringing lasting benefits to the community.
Resumo Espanhol:
Este estudio tiene como objetivo analizar las acciones de marketing social realizadas por el proyecto Salud y Prevención en las Escuelas (SPE) desde la perspectiva de la Lógica de Servicio Dominante (LDS), un nuevo paradigma de marketing. En LDS, se supone que el beneficio propuesto por el proyecto SPE no se consolida sin la participación activa de los beneficiarios. Esta participación es necesaria para que los recursos de los proponentes de valor y los beneficiarios se integren, mejorando la creación conjunta de valor. Después de la revisión de la literatura y el análisis de documentos, los datos analizados mostraron que existe una alineación entre las acciones propuestas en el proyecto SPE y los supuestos de la LDS, lo que permitiría su aplicación en mejoras al proyecto. Luego se hacen sugerencias para que los beneficios percibidos por las personas con el cambio propuesto por el Proyecto SPE se maximicen y la propensión a recaídas en el comportamiento se minimice, lo que trae beneficios duraderos para la comunidad.
Citação ABNT:
HIGUCHI, A. K.; VEIGA, R. T. Análise das Diretrizes do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas na Perspectiva da Lógica Dominada por Serviço. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 16, n. 1, p. 12-28, 2019.
Referências:
AKAKA, M. A. et al. The role of symbols in value cocreation. Marketing Theory , v. 14, n. 3, p. 311326, 1 set. 2014.
ANDREASEN, A. R. Social Marketing in the 21st century . Thousand Oaks: Sage, 2006.
ANDREASEN, A. R. Social Marketing: Its definition and Domain. Journal of Public Policy & Marketing, v. 13, n. 1, 1994.
BETTENCOURT, L. A.; LUSCH, R. F.; VARGO, S. L. A service lens on value creation: marketing´s role in achieving strategic advantage. California Management Review, v. 57, n. 1, p. 44-66, 2014.
BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J. C.; PASSERON, J. C. O Ofício de Sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia . 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
DESAI, D. Role of Relationship Management and Value Co-Creation in Social Marketing. Social Marketing Quarterly , v. XV, n. 4, p. 112-125, 2009.
DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. The Iron Cage Revisited: Institutional Isomorphism and Collective Rationality in Organizational Fields. American Sociological Review, v. 48, p. 147-160, 1983.
DONOVAN, R.; HENLEY, N. Principles and practice of social marketing . Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
EDVARDSSON, B. et al. Institutional logics matter when coordinating resource integration. Marketing Theory , v. 14, n. 3, p. 291-309, 1 set. 2014.
FROW, P. et al. Value propositions A service ecosystems perspective. Marketing Theory , v. 14, n. 3, p. 327-351, 1 set. 2014.
GALLO, J. H. S. Gravidez na adolescência: a idade materna, consequências e repercussões. Revista Bioética , v. 19, n. 1, p. 179-195, 2011.
GELUDA, K. et al. Quando um não quer, dois não brigam: um estudo sobre o não uso constante de preservativo masculino por adolescentes do Município do Rio de Janeiro, Brasil . Cadernos de Saúde Pública , v. 22, n. 8, p. 1671-1680, 2006.
GIDDENS, A. A Constituição da Sociedade . 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social . 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
GORDON, R. Re-thinking and re-tooling the social marketing mix. Australasian Marketing Journal , v. 20, n. 2, p. 122-126, 2012.
KOTLER, P. Marketing para organizações que não visam lucro . São Paulo: Atlas, 1978.
LEFEBVRE, R. C. Transformative social marketing: co-creating the social marketing discipline and brand. Journal of Social Marketing , v. 2, n. 2, p. 118-129, 2012.
LUCA, N. R.; HIBBERT, S.; MCDONALD, R. Towards a service dominant approach to social marketing. Marketing Theory , p. 1-25, 2015.
LUSCH, R. F.; VARGO, S. L. Service Dominant Logic: premisses, perspectives, possibilities . 1. ed. New York: Cambridge University Press, 2014.
MARTINS, L. B. M. et al. Fatores associados ao uso de preservativo masculino e ao conhecimento sobre DST/ AIDS em adolescentes de escolas públicas e privadas do Município de São Paulo, Brasil . Cadernos de Saúde Pública , v. 22, n. 2, p. 315-323, 2006.
MATOS, E. B. A intenção de uso de preservativo: um estudo de adolescentes comparando gêneros e classes sociais . 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
MCCOLL-KENNEDY, J. R. et al. Health Care Costumer Value Cocreation Practice Styles. Journal of Service Research, v. 15, n. 4, p. 370-389, 2012.
MEYER, J. W.; ROWAN, B. Institutionalized Organizations: Formal Structure as Myth and Ceremony. American Journal of Sociology , v. 83, n. 2, p. 340-363, 1977.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE).[S.l.]: Ministéro da Educação, 2016. Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2016.
MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. Diretrizes para implantação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. [S.l.]: Ministério da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2016. , 2006
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ministério da Saúde lança campanha de prevenção às DST e aids para carnaval 2015. Blog da Saúde. [S.l: s.n.]. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2015. , 2015
NEGHINA, C. et al. Value cocreation in service interactions: Dimensions and antecedents. Marketing Theory, v. 15, n. 2, p. 221-242, 2015.
PAIVA, V.; PUPO, L. R.; BARBOZA, R. O direito à prevenção e os desafios da redução da vulnerabilidade ao HIV no Brasil. Revista Saúde Pública , 00116, v. 40, n. Supl, p. 109-119, 2006.
PARSONS, E.; MACLARAN, P. Contemporary Issues in Marketing and Consumer Behaviour . Oxford: Elsevier, 2009.
PEATTIE, S.; PEATTIE, K. Ready to fly solo? Reducing social marketing´s dependence on commercial marketing theory. Marketing Theory , v. 3, n. 3, p. 365-385, 2003.
SCAMMON, D. L. et al. Transforming consumer health. Journal of Public Policy & Marketing , 00032, v. 30, n. 1, p. 14-22, 2011.
SHETH, J. N.; FRAZIER, G. L. A Model of Strategy Mix Choice for Planned Social Change. Journal of Marketing , v. 46, n. 1, p. 15-26, 1982.
VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Institutions and axioms: an extension and update of service-dominant logic. Journal of the Academy Marketing Science , 00054, v. 44, p. 5-23, 2016.
VARGO, S. L.; LUSCH, R. L. Service-Dominant Logic: what is, what is not, what it might be. The Service Dominant Logic of Marketing: dialog, debate and directions . London: M. E. Sharpe, 2006. p. 43-56.
VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005.
WEBSTER, F. E. Aspectos sociais do marketing . São Paulo: Atlas, 1987.
WIELAND, H. et al. Toward a Service (Eco)Systems Perpective on value creation. International Journal of Service Science, Management, Engineering and Technology , v. 3, n. 3, p. 12-25, 2012.