Título Inglês:
The Antecedents of Entrepreneurial Orientation in Social Business
Título Espanhol:
Los Antecedentes de la Orientación Emprendedora en Negocios Sociales
Resumo:
'Objetivo': Este artigo tem como objetivo caracterizar os Antecedentes da OE em Startups de Negócios Sociais. 'Método': Foi desenvolvido um estudo exploratório e qualitativo, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com fundadores de oito negócios sociais. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, com auxílio do software ATLAS.ti. 'Resultados': É apresentada uma caracterização dos antecedentes da OE, sendo eles: missão social, identificação de oportunidades, acesso a capital e stakeholders. Os resultados evidenciam a identificação de oportunidades como o principal antecedente. Essas oportunidades estão relacionadas às necessidades de participação e de contribuição social por parte dos fundadores. Na sequência, destaca-se a missão social, vista como uma oportunidade de contribuir para a qualidade de vida da população em geral. 'Contribuições teóricas': O estudo contribui com a caracterização dos antecedentes da OE no contexto de negócios sociais, evidenciando que há diferença desses antecedentes nos contextos social e puramente econômico. 'Relevância/originalidade': O estudo investiga contexto carente de estudos voltados à compreensão dos antecedentes que podem ser os propulsores ou facilitadores de inciativas empreendedoras. 'Contribuições sociais/para a gestão': A compreensão dos antecedentes da OE em negócios sociais pode contribuir para o desenvolvimento de ações estratégicas junto à empreendedores e empreendimentos de negócios sociais.
Resumo Inglês:
'Purpose': This article aims to characterize the EO antecedents in Social Business Startups. 'Design/methodology': An exploratory and qualitative study was developed with data collection through semi-structured interviews with founders of eight social businesses. The data were analyzed by content analyses with the support of software ATLAS.ti. 'Findings': The results present a characterization of the EO antecedents: social mission, identification of opportunities, access to capital and stakeholders. The results show that the identification of opportunities is the main antecedent and these opportunities are related to the needs of participation and social contribution by the founders. In sequence, there is the social mission, seen as an opportunity to contribute to the quality of life of the population in general. 'Theoretical contributions': This study contributes to the characterization of the antecedents of EO in the context of social business, evidencing that there is difference of this antecedent in the social and purely economic contexts. 'Relevance/originality': This study investigates the background studies that can be the propellers or facilitators of entrepreneurial initiatives. 'Theoretical/methodological contributions': Understanding the background of OE in social business can contribute to the development of strategic actions among entrepreneurs and social business ventures.
Resumo Espanhol:
'Objetivo': Este artículo tiene como objetivo caracterizar los Antecedentes de la OE en Startups de Negocios Sociales. 'Método': Se desarrolló un estudio exploratorio y cualitativo, con recolección de datos por medio de entrevistas semiestructuradas con fundadores de ocho negocios sociales. Los datos fueron analizados por medio de análisis de contenido, con ayuda del software ATLAS.ti. 'Resultados': Se presenta una caracterización de los antecedentes de la OE, siendo ellos misión social, identificación de oportunidades, acceso a capital y stakeholders. Los resultados evidencian la identificación de oportunidades como el principal antecedente, y esas oportunidades están relacionadas con las necesidades de participación y de contribución social por parte de los fundadores. En consecuencia, se destaca la misión social, vista como una oportunidad de contribuir a la calidad de vida de la población en general. 'Contribuciones teóricas': El estudio contribuye con la caracterización de los antecedentes de la OE en el contexto de negocios sociales, evidenciando que hay diferencia de esos antecedentes en los contextos social y puramente económico. 'Relevancia/originalidad': El estudio investiga un contexto carente de estudios orientados a la comprensión de los antecedentes que pueden ser los propulsores o facilitadores de iniciativas emprendedoras. 'Contribuciones sociales': La comprensión de los antecedentes de la OE en negocios sociales puede contribuir al desarrollo de acciones estratégicas junto a emprendedores y emprendimientos de negocios sociales.
Citação ABNT:
CARMONA, V. C.; MARTENS, C. D. P.; FREITAS, H. M. R. Os Antecedentes da Orientação Empreendedora em Negócios Sociais. REGEPE Entrepreneurship and Small Business, v. 9, n. 2, p. 71-96, 2020.
Citação APA:
Carmona, V. C., Martens, C. D. P., & Freitas, H. M. R. (2020). Os Antecedentes da Orientação Empreendedora em Negócios Sociais. REGEPE Entrepreneurship and Small Business, 9(2), 71-96.
DOI:
https://doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1411
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56848/os-antecedentes-da-orientacao-empreendedora-em-negocios-sociais/i/pt-br
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