A Média de Utilização das Estratégias pelos Programas de 'Stricto Sensu' das Instituições do Brasil da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo Frente aos Cenários Prospectados para o Período de 2019 a 2030 Outros Idiomas

ID:
56879
Resumo:
'Objetivo do estudo': Elencar a média na escala de utilização das estratégias dos Programas de Stricto Sensu das Instituições de Ensino Superior do Brasil da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo frente aos cenários prospectados para o período de 2019 a 2030. 'Metodologia/abordagem': A metodologia de cenários sugerida por Blanning e Reinig. 'Originalidade/Relevância': A pós-graduação apresenta-se como uma necessária fonte de criação de conhecimento para atender às emergentes demandas das empresas e da sociedade, então a escolha de se estudar o setor de ensino superior, em destaque os Programas de Stricto Sensu das instituições públicas e particulares do Brasil, se deve à relevância que este setor tem para o Brasil. Sendo relevante refletir sobre as condições e contribuições atuais e o cenário futuro desejável para estas pós-graduações. 'Principais resultados': Quanto à utilização das estratégias por cenário, a estratégia “fomentar a qualidade das teses e das dissertações” ficou em destaque nos cenários otimista e realista; olhando para o cenário pessimista, a estratégia que ficou em relevância foi a redução de custos. 'Contribuições teóricas / metodológicas': É trazer em pauta estratégias que poderão viabilizar contribuições importantes para as instituições e seus respectivos programas de pós-graduação em cenários de incertezas e desafios em decorrência da competitividade. 'Contribuições sociais / para a gestão': A inserção social é um critério importante para a integração e cooperação dos programas de pós-graduação stricto sensu já existentes, maduros e ou legitimados, com outros programas e centros de estudo do Brasil, contribuindo, de maneira enfática, para o fomento de novos profissionais, sobretudo nas regiões do Brasil menos favorecidas.
Citação ABNT:
RIBEIRO, H. C. M.; FORTE, S. H. A. C. A Média de Utilização das Estratégias pelos Programas de 'Stricto Sensu' das Instituições do Brasil da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo Frente aos Cenários Prospectados para o Período de 2019 a 2030. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 18, n. 4, p. 535-555, 2019.
Citação APA:
Ribeiro, H. C. M., & Forte, S. H. A. C. (2019). A Média de Utilização das Estratégias pelos Programas de 'Stricto Sensu' das Instituições do Brasil da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo Frente aos Cenários Prospectados para o Período de 2019 a 2030. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 18(4), 535-555.
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i4.13909
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56879/a-media-de-utilizacao-das-estrategias-pelos-programas-de--stricto-sensu--das-instituicoes-do-brasil-da-area-de-administracao-publica-e-de-empresas--ciencias-contabeis-e-turismo-frente-aos-cenarios-prospectados-para-o-periodo-de-2019-a-2030/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português