A Influência das Crenças Religiosas na Intenção Empreendedora: Uma Análise sob a Perspectiva da Teoria do Comportamento Planejado Outros Idiomas

ID:
56942
Periódico:
Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi analisar a influência das crenças religiosas e das dimensões da Teoria do Comportamento Planejado na intenção empreendedora. Utilizando uma amostra de 448 estudantes universitários, realizou-se uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, em que foram utilizadas como técnicas para análise estatística dos dados: análise fatorial exploratória, estatística inferencial e regressão logística. Os resultados evidenciaram que: (i) os estudantes mais propensos à intenção empreendedora são aqueles influenciados por crenças religiosas e atitudes favoráveis ao empreendedorismo; e (ii) as normas subjetivas de reconhecimento ao empreendedorismo e o controle percebido do empreendedorismo não tiveram influências estatisticamente significantes sobre a intenção empreendedora dos estudantes. Adicionalmente, constatou-se que as variáveis idade, semestre inicial e familiares empreendedores influenciaram na intenção empreendedora dos estudantes universitários. Com esta pesquisa, buscou-se fornecer um panorama mais amplo acerca de variáveis que buscam explicar o processo de formação da intenção empreendedora.
Citação ABNT:
SOUSA, E. S.; PAIVA, L. E. B.; SANTOS, A. R.; REBOUÇAS, S. M. D. P.; FONTENELE, R. E. S. A Influência das Crenças Religiosas na Intenção Empreendedora: Uma Análise sob a Perspectiva da Teoria do Comportamento Planejado. Cadernos EBAPE.BR, v. 18, n. 1, p. 200-215, 2020.
Citação APA:
Sousa, E. S., Paiva, L. E. B., Santos, A. R., Rebouças, S. M. D. P., & Fontenele, R. E. S. (2020). A Influência das Crenças Religiosas na Intenção Empreendedora: Uma Análise sob a Perspectiva da Teoria do Comportamento Planejado. Cadernos EBAPE.BR, 18(1), 200-215.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/1679-395175983
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56942/a-influencia-das-crencas-religiosas-na-intencao-empreendedora--uma-analise-sob-a-perspectiva-da-teoria-do-comportamento-planejado/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AJZEN, I. Design and evaluation guided by the theory of planned behavior. In: MARK, M. M; DONALDSON, S. I.; CAMPBELL, B. (Eds.). Social psychological and Evaluation. Nova York; Londres: Guilford Publications, 2011. p. 74-100.

AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational behavior and human decision processes, v. 50, n. 2, p. 179-211, 1991.

AJZEN, I.; FISHBEIN, M. Attitude-behavior relations: a theoretical analysis and review of empirical research. Psychological Bulletin, v. 84, n. 5, p. 888-918, 1977.

AUDRETSCH, D. B.; BÖNTE, W.; TAMVADA, J. P. Religion, social class, and entrepreneurial choice. Journal of Business Venturing, v. 28, n. 6, p. 774-789, 2013.

AUTIO, E. et al. Entrepreneurial innovation: the importance of context. Research Policy, v. 43, n. 7, p. 1097-1108, 2014.

BALOG, A. M.; BAKER, L. T.; WALKER, A. G. Religiosity and spirituality in entrepreneurship: a review and research agenda. Journal of Management, Spirituality & Religion, v. 11, n. 2, p. 159-186, 2014.

BAMBERG, S.; AJZEN, I.; SCHMIDT, P. Choice of travel mode in the theory of planned behavior: the roles of past behavior, habit, and reasoned action. Basic and Applied Social Psychology, v. 25, n. 3, p. 175-187, 2003.

BANDURA, A. Self-efficacy mechanism in human agency. American Psychologist, v. 37, n. 2, p. 122-147, 1982.

CARVALHO, P. M. R. D.; GONZÁLEZ, L. Modelo explicativo sobre a intenção empreendedora. Comportamento Organizacional e Gestão, v. 12, n. 1, p. 43-65, 2006.

COSTA, T. G.; MARES, P. Factors affecting students’ entrepreneurial intentions of Polytechnic Institute of Setubal: a cognitive approach. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, v. 7, n. 1, p. 102-117, 2016.

DANA, L. P. Religion as an explanatory variable for entrepreneurship. The international Journal of Entrepreneurship and Innovation, v. 10, n. 2, p. 87-99, 2009.

DAVIDSSON, P. Culture, structure and regional levels of entrepreneurship. Entrepreneurship & Regional Development, v. 7, n. 1, p. 41-62, 1995.

DELGADO, N. A. et al. Empreendedorismo orientado para a sustentabilidade: as inovações no caso da Volkmann. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 1-21, 2008.

DENEULIN, S.; RAKODI, C. Revisiting religion: development studies thirty years on. World Development, v. 39, n. 1, p. 45-54, 2011.

DUFFY, R. D.; DIK, B. J. Research on calling: what have we learned and where are we going? Journal of Vocational Behavior, v. 83, n. 3, p. 428-436, 2013.

EL OUAFY, S.; CHAKIR, A. The impact of religiosity in explanation of moroccan very small businesses behaviour toward islamic financial products. Journal of Business and Management, v. 17, n. 7, p. 71-76, 2015.

FÁVERO, L. P. et al. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

FAYOLLE, A.; GAILLY, B. The impact of entrepreneurship education on entrepreneurial attitudes and intention: hysteresis and persistence. Journal of Small Business Management, v. 53, n. 1, p. 75-93, 2015.

FAYOLLE, A.; LIÑÁN, F. The future of research on entrepreneurial intentions. Journal of Business Research, v. 67, n. 5, p. 663-666, 2014.

FERREIRA, A. S. M.; LOIOLA, E.; GONDIM, S. M. G. Preditores individuais e contextuais da intenção empreendedora entre universitários: revisão de literatura. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 292-308, 2017.

GALVÃO, A.; MARQUES, C. S.; MARQUES, C. P. Antecedents of entrepreneurial intentions among students in vocational training programmes. Education + Training, v. 60, n. 7, p. 719-734, 2018.

GRIEBEL, J. M.; PARK, J. Z.; NEUBERT, M. J. Faith and work: an exploratory study of religious entrepreneurs. Religions, v. 5, n. 3, p. 780-800, 2014.

HAIR JUNIOR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HENLEY, A. Does religion influence entrepreneurial behaviour? International Small Business Journal, v. 35, n. 5, p. 597-617, 2017.

HOOGENDOORN, B.; RIETVELD, C. A.; VAN STEL, A. Belonging, believing, bonding, and behaving: the relationship between religion and business ownership at the country level. Journal of Evolutionary Economics, v. 26, n. 3, p. 519-550, 2016.

JOHNMARK, D. R. et al. Disabled students’ entrepreneurial action: the role of religious beliefs. Cogent Business & Management, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2016.

KAUTONEN, T.; GELDEREN, M.; FINK, M. Robustness of the theory of planned behavior in predicting entrepreneurial intentions and actions. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 39, n. 3, p. 655-674, 2015.

KIRZNER, I. M. Competition and entrepreneurship. Chicago: University of Chicago Press, 2015.

KRUEGER, N. Entrepreneurial intentions are dead: Long live entrepreneurial intentions. In: CARSRUD, A.; BRÄNNBACK, M. Understanding the entrepreneurial mind: opening the black box. Nova York: Springer, 2009. p. 51-72.

KRUEGER, N. F.; CARSRUD, A. L. Entrepreneurial intentions: applying the theory of planned behaviour. Entrepreneurship & Regional Development, v. 5, n. 4, p. 315-330, 1993.

KRUEGER, N. F.; REILLY, M. D.; CARSRUD, A. L. Competing models of entrepreneurial intentions. Journal of Business Venturing, v. 15, n. 5-6, p. 411-432, 2000.

LEHRER, E. L. Religion as a determinant of economic and demographic behavior in the United States. Population and Development Review, v. 30, n. 4, p. 707-726, 2004.

LEHRER, E. L. The role of religion in economic and demographic behavior in the United States: a review of the recent literature. Bonn: Institute for the Study of Labor, 2008. (IZA Discussion Paper, n. 3541)

LIMA FILHO, R. N.; BRUNI, A. L. Metacognition in entrepreneurs: psychometric diagnostic associated to age and sex. Revista Eletrônica de Administração, v. 23, n. esp., p. 345-370, 2017.

LIÑÁN, F.; CHEN, Y. W. Development and Cross‐Cultural application of a specific instrument to measure entrepreneurial intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 33, n. 3, p. 593-617, 2009.

LIÑÁN, F.; CHEN, Y. W. Testing the entrepreneurial intention model on a two-country sample. 2006. . Acesso em: 19 maio 2019.

LIÑÁN, F.; NABI, G.; KRUEGER, N. British and Spanish entrepreneurial intentions: a comparative study. Revista de Economia Mundial, n. 33, p. 703-103, 2013.

NABI, G. et al. The impact of entrepreneurship education in higher education: a systematic review and research agenda. Academy of Management Learning & Education, v. 16, n. 2, p. 277-299, 2017.

OLIVEIRA, B. M. F. et al. Intenção empreendedora em estudantes universitários: adaptação e validação de uma escala (QIE). Avaliação Psicológica, v. 15, n. 2, p. 187-196, 2016.

PAIVA, L. E. B. et al. Influência da sustentabilidade e da inovação na intenção empreendedora de universitários brasileiros e portugueses. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p. 732-747, 2018.

PARBOTEEAH, K. P.; WALTER, S. G.; BLOCK, J. H. When does Christian religion matter for entrepreneurial activity?The contingent effect of a country’s investments into knowledge. Journal of Business Ethics, v. 130, n. 2, p. 447-465, 2015.

PRESTON, J. L.; RITTER, R. S.; HERNANDEZ, J. I. Principles of religious prosociality: a review and reformulation. Social and Personality Psychology Compass, v. 4, n. 8, p. 574-590, 2010.

RIAZ, Q. et al. Religion and entrepreneurial intentions: an empirical investigation. International Journal of Advanced and Applied Sciences, v. 3, n. 9, p. 31-36, 2016.

RIETVELD, C. A.; VAN BURG, E. Religious beliefs and entrepreneurship among dutch protestants. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, v. 23, n. 3, p. 279-295, 2014.

SCHAEFER, R. et al. Valores pessoais, atitudes e intenção empreendedora: um estudo com estudantes de graduação em administração. Revista Economia & Gestão, v. 17, n. 47, p. 123-143, 2017.

SCHLAEGEL, C.; KOENIG, M. Determinants of Entrepreneurial Intent: A Meta–Analytic Test and Integration of Competing Models. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 38, n. 2, p. 291-332, 2014.

SERAFIM, M. C.; ANDION, C. Capital espiritual e as relações econômicas: empreendedorismo em organizações religiosas. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 564-579, 2010.

SERAFIM, M. C.; FEUERSCHÜTTE, S. G. Movido pelo transcendente: a religiosidade como estímulo ao “espírito empreendedor”. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 165-182, 2015.

SHAPERO, A.; SOKOL, L. The social dimensions of entrepreneurship. In: KENT, C. A.; SEXTON, D. L.; VESPER, K. H. Encyclopedia of entrepreneurship. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1982. p. 72-90.

SIEGER, P.; MINOLA, T. The family’s financial support as a “Poisoned gift”: a family embeddedness perspective on entrepreneurial intentions. Journal of Small Business Management, v. 55, n. S1, p. 179-204, 2017.

SMELSER, N. J.; SWEDBERG, R. (Eds.). The handbook of economic sociology. Princeton: Princeton University Press, 2010.

TEIXEIRA, A. A. C.; DAVEY, T. Attitudes of higher education students to new venture creation: the relevance of competencies and contextual factors. Industry and Higher Education, v. 24, n. 5, p. 323-341, 2010.

TONI, D. et al. As dimensões dos modelos mentais dos empreendedores e seus impactos sobre o desempenho organizacional. Revista Eletrônica de Administração, v. 20, n. 3, p. 713-739, 2014.

TRACEY, P. Religion and organization: a critical review of current trends and future directions. Academy of Management Annals, v. 6, n. 1, p. 87-134, 2012.

VINOGRADOV, E.; KOLVEREID, L.; TIMOSHENKO, K. Predicting entrepreneurial intentions when satisfactory employment opportunities are scarce. Education+ Training, v. 55, n. 7, p. 719-737, 2013.

WIBOWO, B. Religiosity and entrepreneurial intention. Etikonomi, v. 16, n. 2, p. 187-206, 2017.

ZELEKHA, Y.; AVNIMELECH, G.; SHARABI, E. Religious institutions and entrepreneurship. Small Business Economics, v. 42, n. 4, p. 747-767, 2014.

ACS, Z. J.; SZERB, L.; LLOYD, A. Global entrepreneurship and development – Index 2017. Cham: Springer, 2017.