Título Inglês:
Corporate governance and sustainability: the application of the triple bottom line in the cosmetics segment
Título Espanhol:
Gobierno corporativo y sostenibilidad: aplicación del triple bottom line en el segmento de cosméticos
Resumo:
Questões como Governança corporativa, Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade, passaram a fazer parte do cotidiano das organizações, da sociedade e do governo. Isto acentua a necessidade uma participação mais efetiva das políticas públicas no desenvolvimento de programas de conscientização ambiental da população, em prol do consumo sustentável, a fim de se promover uma maior mobilização da sociedade sobre a conscientização do consumo rumo à sustentabilidade. Este artigo tem por objetivo analisar os relatórios de sustentabilidade das três principais empresas do ramo cosmético (AVON, BOTICÁRIO e NATURA), quanto ao seu conteúdo relacionado ao triple bottom line e suas aplicações em suas práticas empresariais. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, baseada em duas vias paralelas que se complementam: por um lado, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, pela identificação e análise dos dados escritos em livros, artigos de revistas, teses, publicações avulsas e Internet; e por outro lado, a pesquisa documental, na qual foram analisados os relatórios de sustentabilidade. Os resultados apurados permitem identificar que as três empresas de cosméticos se preocuparam em mostrar conjunto de atitudes nos bottom lines econômico, social e ambiental, porém a empresa que melhor elaborou e detalhou os três pilares do tripé foi a Avon, disponibilizando não só as informações, mas também o método e resultados.
Resumo Inglês:
Issues such as Corporate Governance, Corporate Social Responsibility and Sustainability, have become part of the daily life of organizations, society and government. This emphasizes the need for a more effective participation of public policies in the development of environmental awareness programs for the population, in favor of sustainable consumption, in order to promote a greater mobilization of society on the awareness of consumption towards sustainability. This article aims to analyze the sustainability reports of the three main companies in the cosmetic industry (AVON, BOTICÁRIO and NATURA), regarding its content related to the triple bottom line and its applications in its business practices. The methodology used was a qualitative approach, based on two parallel paths that complement each other: on the one hand, a bibliographic research was carried out by the identification and analysis of the data written in books, journal articles, theses, separate publications and the Internet; and on the other hand, the documentary research, in which the sustainability reports were analyzed. The results show that the three cosmetics companies were concerned with showing a set of attitudes in the economic, social and environmental bottom lines, but the company that best elaborated and detailed the three pillars of the tripod was Avon, providing not only the information, but also the method and results.
Resumo Espanhol:
Cuestiones como Gobierno corporativo, Responsabilidad Social Corporativa y Sostenibilidad, pasaron a formar parte del cotidiano de las organizaciones, de la sociedad y del gobierno. Esto acentúa la necesidad de una participación más efectiva de las políticas públicas en el desarrollo de programas de concientización ambiental de la población, en pro del consumo sostenible, a fin de promover una mayor movilización de la sociedad sobre la concientización del consumo hacia la sustentabilidad. Este artículo tiene por objetivo analizar los informes de sostenibilidad de las tres principales empresas del ramo cosmético (AVON, BOTICARIO y NATURA), en cuanto a su contenido relacionado al triple bottom line y sus aplicaciones en sus prácticas empresariales. La metodología utilizada fue la de abordaje cualitativo, basada en dos vías paralelas que se complementan: por un lado, se realizó una investigación bibliográfica, por la identificación y análisis de los datos escritos en libros, artículos de revistas, tesis, publicaciones sueltas e Internet; y por otro lado, la investigación documental, en la que se analizaron los informes de sostenibilidad. Los resultados obtenidos permiten identificar que las tres empresas de cosméticos se preocuparon en mostrar un conjunto de actitudes en los bottom line económico, social y ambiental, pero la empresa que mejor elaboró y detalló los tres pilares del trípode fue a Avon, poniendo a disposición no sólo la información pero también el método y los resultados.
Citação ABNT:
TAVARES, L. M.; VARZONI JÚNIOR, M.; HENRIQUE, V. D. Governança corporativa e sustentabilidade: aplicação do triple bottom line no segmento de cosméticos. Revista Metropolitana de Governança Corporativa, v. 4, n. 1, p. 2-18, 2019.
Citação APA:
Tavares, L. M., Varzoni Júnior, M., & Henrique, V. D. (2019). Governança corporativa e sustentabilidade: aplicação do triple bottom line no segmento de cosméticos. Revista Metropolitana de Governança Corporativa, 4(1), 2-18.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/56982/governanca-corporativa-e-sustentabilidade--aplicacao-do-triple-bottom-line-no-segmento-de-cosmeticos/i/pt-br
Referências:
ACSELRAD, H. Sustentabilidade e Democracia. Revista Proposta Desenvolvimento Sustentável, Ano 25, Rio de Janeiro: FASE, dez/fev, p. 11-16, 1997.
BENITES, L.L.L.; POLO, E. F. A sustentabilidade como ferramenta estratégica empresarial: governança corporativa e aplicação do Triple Bottom Line na Masisa. Revista de Administração da UFSM, v. 6, p. 195-210, 2013.BRUNDTLAND, G. H. Our common future: report of the world commission on environment and development. New York: Oxford University, 1987.
COMISSÃO EUROPÉIA CE. Promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas. Livro Verde. Bruxelas, 2001. Disponível em:
. Acesso em:10 jun. 2018.
ELKINGTON, J.; ROWLANDS, I. H. Cannibals with forks: the triple bottom line of 21st century business. Alternatives Journal, v. 25, n. 4, p. 42, 1999.
FOX, T.; WARD, H.; HOWARD, B. Public sector roles in strengthening corporate social responsibility: A baseline study. Washington, DC: World Bank, 2002.
FURRIELA, R. B. Educação para o Consumo Sustentável. Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente: Programa conheça a educação do Cibec/Inep – MEC/SEF/COEA, 2001.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GONÇALVES-DIAS, S. L. F.; MOURA, C. Consumo Sustentável: muito além do consumo “verde”. In: ENCONTRO DA ANPAD, 31, Rio de Janeiro, Anais..., Rio de Janeiro, ANPAD, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA – IBGC. Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa. 5ª ed. São Paulo: IBGC, 2015.
JACOBI, P. et al. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, v. 118, n. 3, p. 189-205, 2003.
LAPRISE, P. La multinationale du pétrole Shell et le développement durable: perspectives du concept de responsabilité sociale et environne mentale de l'entreprise. Le développement durable: Quels projets, quels outils, quelle formation? Actes de l'Organisation internationale de la francophonie, n. 6, p. 233-24, 2005.
MURRAY, K.; VOGEL, C. M. Using a Hierarchy-of-Effects Approach to Gauge the Effectiveness of Corporate Social Responsibility to Generate Goodwill Toward the Firm: Financial Versus Nonfinancial Impacts. Journal of Business Research, v. 38, p. 141-159, 1997.
OTTMAN, J. A. Marketing verde. São Paulo: Makron Books, 1994.
PEREIRA, S. J.N.; AYROSA, E. A.T.; FERNANDEZ, P. J. Dois Estudos Sobre o Impacto do Argumento Ecológico em Atitudes Relativas ao Produto e Intenção de Compra. In: ENCONTRO DA ANPAD, 28, Rio de Janeiro, Anais..., Rio de Janeiro, ANPAD, 2004
PUNCHEVA, P. The role of corporate reputation in the stakeholder decision-making process. Business & Society, v. 47, n. 3, p. 272-290, 2008.
ROBBINS, S. P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000.
SERPA, D. A. F.; FOURNEAU, L. F. O Consumidor Ético Brasileiro: Realidade ou Ficção? In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTRATÉGIA,17, Santa Catarina. Anais..., Santa Catarina, 2004.
SILVA, D. G.; BAZOLI, T. N.; SOUZA, M. F. D. Responsabilidade social e sustentabilidade. Seminário Sobre Sustentabilidade, 1, 2006.
STRAUGHAN, R. D.; ROBERTS, J. A. Environmental segmentation alternatives: a look at green consumer behavior in the new millennium. Journal of consumer marketing, v. 16, n. 6, p. 558-575, 1999.
VELLANI, C. L.; RIBEIRO, M. D. S. Sustentabilidade e contabilidade. São Paulo: Bookman, 2009.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2001.