O Impacto da Distância no Valor Investido em 'Equity Crowdfunding' no Brasil Outros Idiomas

ID:
57095
Resumo:
'Objetivo': Estudos apontam uma correlação negativa da distância investidores-investidas e a capacidade de empresas jovens levantarem capital. No entanto, essa lógica não permanece no Crowdfunding, onde foram encontrados indícios de maior dispersão geográfica. Este estudo investiga o impacto da distância sobre o valor dos investimentos no mercado do Equity Crowdfunding (ECF), modalidade na qual startups oferecem quotas de participação para pequenos investidores através de plataformas online. 'Metodologia': Para testar a hipótese de que a distância não impacta o valor investido utilizou-se a população de investidores e empresas da plataforma Broota (hoje Kria) entre 2015 e 2016 e dados geoeconômicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2010). Aplicou-se técnicas de georreferenciamento para calcular a distância e regressões múltiplas para determinar as melhores variáveis na explicação do investimento. Modelos Espacial Auto-Regressivo (SAR) e Geographically Weighted Regression (GWR) foram utilizados para estudar o impacto da vizinhança no valor investido. 'Resultados': A técnica GWR teve o melhor ajuste (R² de 10,42%), 1,11% maior do que o obtido com a Regressão Linear Múltipla. Conclui-se que a geografia é significante (modelos SAR e GWR apresentam efeito similar), mas não tem grande impacto no valor investido. Ademais, os investidores de ECF comportam-se similarmente ao de investimentos tradicionais, o que indica que essa modalidade não alcança eficientemente empreendimentos fora dos grandes centros urbanos. 'Contribuições teóricas': Este artigo ajuda a entender o comportamento de investidores brasileiros, onde essa modalidade ainda é nova e pouco estudada. 'Contribuições práticas': As conclusões podem ser úteis para a formulação de políticas para incentivo de financiamento de empresas em regiões fora do eixo sul-sudeste.
Citação ABNT:
NASCIMENTO, L. S.; FRANCISCO, E. R.; FELIPE, I. J. D. S. O Impacto da Distância no Valor Investido em 'Equity Crowdfunding' no Brasil. Teoria e Prática em Administração, v. 10, n. 1, p. 53-70, 2020.
Citação APA:
Nascimento, L. S., Francisco, E. R., & Felipe, I. J. D. S. (2020). O Impacto da Distância no Valor Investido em 'Equity Crowdfunding' no Brasil. Teoria e Prática em Administração, 10(1), 53-70.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i1-49176
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57095/o-impacto-da-distancia-no-valor-investido-em--equity-crowdfunding--no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português