Inovação nas empresas a partir de projetos colaborativo Outros Idiomas

ID:
57229
Resumo:
A realização de projetos colaborativos entre empresas, universidades e governos tem sido discutida amplamente nessas três esferas nos últimos anos. Com o intuito de contribuir para a análise dessa questão, foi realizado este estudo com base em conceitos centrais nesse processo, quais sejam: a inovação, o processo de inovação aberta, as redes colaborativas e a interação colaborativa empresa – universidade, com a participação do governo nesse processo. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com o proprietário de uma empresa que atualmente desenvolve projetos colaborativos. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da análise do conteúdo, relacionando os dados com os conceitos abordados na revisão bibliográfica. Destaca-se como hipótese principal a relevância da colaboração entre as organizações como a alternativa mais viável, em termos de custo, tempo e resultado final, para facultar a introdução das práticas organizacionais com foco na inovação, no ambiente organizacional. Dentre as conclusões mais relevantes deste estudo, pode ser citada a importância da cultura organizacional com foco na inovação. Para dar continuidade a esta pesquisa, recomenda-se a realização de mais entrevistas em profundidade, com um número maior de empresas, com o intuito de fazer comparativos e cruzamento dos dados para a obtenção de resultados mais consistentes sobre a prática do desenvolvimento de projetos colaborativos interorganizacionais.
Citação ABNT:
KAYSER, A. C.; SCHREIBER, D. Inovação nas empresas a partir de projetos colaborativo. Gestão e Desenvolvimento, v. 10, n. 2, p. 68-78, 2013.
Citação APA:
Kayser, A. C., & Schreiber, D. (2013). Inovação nas empresas a partir de projetos colaborativo. Gestão e Desenvolvimento, 10(2), 68-78.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57229/inovacao-nas-empresas-a-partir-de-projetos-colaborativo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português